
Papa Francisco morreu durante a madrugada desta segunda-feira dia 21/04/2025. Deus receba Seu filho no Céu.
Sua última aparição foi na Missa de Páscoa na Praça de São Pedro, no Vaticano. Da varanda, abençoou as pessoas presentes.
Sua bênção, como sempre, não se dirigia somente aos católicos, mas a todas as pessoas que Deus quer salvar.
Por causa da pneumonia, nosso Papa ficou internado 38 dias, vivendo seus últimos sofrimentos preparando sua alma para o encontro com Deus. No Céu, torna-se nosso intercessor com os Santos e Anjos.
OREMOS e VIGIEMOS
Infelizmente o inimigo de Deus usará pessoas para fazer acusações de desprezo e ódio contra aquele que, em vida, foi o legítimo sucessor de Cristo na terra.
Alguns católicos e pessoas de outras religiões estarão enchendo as redes sociais com palavras ofensivas ao Papa falecido, outros aproveitarão para falar da vinda do anticristo, farão profecias amedrontadoras falando do fim dos tempos e dirão muitas coisas as quais não devemos dar crédito.
Mantenhamo-nos na paz de Jesus Cristo diante de tudo que é dito e não provindo do Espírito Santo de Deus.
Sigamos o costume católico de rezarmos pelos que morrem, pois a Justiça Divina exige total pureza para entrarmos no Céu e nos apresentarmos diante de Deus.
Jesus diz que do Purgatório não se sai até sermos purificados da menor das faltas. “Em verdade te digo: dali não sairás antes de teres pago o último centavo.” (Mt 5 26)
O Purgatório é uma purificação final para as almas que morreram em graça, mas com alguma imperfeição que não foi totalmente purificada na terra.
O Purgatório é lugar de misericórdia e purificação. De misericórdia, porque sem ela a alma estaria condenada por não ter como pagar dívidas não pagas na terra. De purificação, porque pelo sofrimento no Purgatório as almas pagam todas as suas dívidas. Enquanto sofrem, elas podem ser “aliviadas pelos sufrágios dos fiéis, principalmente pelo sacrifício do altar”. (Concílio de Trento, s. XXV, DH 1820)
Nesta vida, nós, os vivos, podemos e devemos oferecer orações, jejuns, penitências, esmolas e, principalmente, a Santa Missa, pela libertação das almas do Purgatório.
“A Santa Missa é o sol que dissipa as trevas do Purgatório.” (São Francisco de Sales)
“Vale mais assistir devotamente uma Santa Missa por nós em vida, ou dar espórtula para se celebrar, do que várias Missas após a morte.” (Santo Anselmo)
“Nenhuma língua humana pode exprimir os frutos de graças que atrai o oferecimento do Santo Sacrifício da Missa.” (São Lourenço Justiniano)
“Para alcançar a salvação, é preciso atravessar pessoalmente o ‘fogo’ para se tornar definitivamente capaz de Deus e poder sentar-se à mesa do banquete nupcial eterno.” (Papa Bento XVI, Spe Salvi, n. 46)
VISÃO DE SANTA GERTRUDES
Um dia, Santa Gertrudes rezava com fervor pelos falecidos, quando Nosso Senhor lhe fez ouvir estas palavras:
E ainda noutra ocasião:
“Muitíssimo grata me é a oração pelas almas do Purgatório, porque por ela tenho ocasião de libertá-las das suas penas e introduzi-las na glória eterna”. (O Purgatório, Um Mistério de Amor)
Deus, que é bom, misericordioso e poderoso, abençoe-nos a todos.
J.V.