Aos membros da Vocação de Jesus e aos demais filhos de Deus pelo mundo! Deus seja muito amado!

VOCÊ SABIA QUE A AVE MARIA DO TERÇO DE NOSSA SENHORA DE INÍCIO NÃO ERA COMO REZAMOS HOJE?

A Ave Maria foi modificada pelo povo por causa da peste negra. Em sua origem a Ave Maria era chamada de “Saudação a Virgem Maria’’ e era composta de apenas dois versículos bíblicos: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo!” (Lc 1, 28). “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.” (Lc 1, 42).

COMO SURGIU O ACRÉSCIMO QUE REZAMOS HOJE?

Durante a grande mortandade de pessoas durante a peste negra, as pessoas rezavam os dois versículos, mas diante do crescimento do número de pessoas morrendo, começaram a fazer acréscimos: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte”. Assim diziam pedindo à Mãe de Deus proteção contra a doença mortal. Como foi surgindo mais acréscimos por parte do povo, a Igreja deliberou como a Ave Maria ficaria no Catecismo do Concílio de Trento. O Breviário Romano de 1568 definiu a oração como está hoje.

“Como se apodera dos dois momentos decisivos da vida: ‘agora’ e ‘na hora da nossa morte’, sugere o clamor espontâneo das pessoas diante da grande calamidade. A peste negra, que devastou toda a Europa e destruiu um terço de sua população, levou os fiéis a clamarem à Mãe de Nosso Senhor para protegê-los quando o momento [presente] e a morte eram quase um só.”

(Venerável Bispo Fulton J. Sheen, no livro “O Primeiro Amor do Mundo”)

J.V.

1 comentário

Escreva seu comentário