Vocação de Jesus

COOPERANDO COM A SALVAÇÃO

VOCAÇÃO DE JESUS!
Deus seja amado com todas as forças de nosso coração e de nossa alma.

20/09/2022

Deus “criou tudo para a existência, e as criaturas do mundo devem cooperar para a salvação. Nelas nenhum princípio é funesto, e a morte não é a rainha da terra.” (Sb 1,14)

No mundo, existe a morte. Ela ainda tem o poder de matar, mas Deus afirma que ela:

Ainda não chegou o dia em que a morte será tirada da terra e será lançada no tanque de fogo juntamente com a morada subterrânea (cf. Ap 20, 14). Esse é um dos motivos pelo qual TODOS devem cooperar com a salvação.

É bom pensar nas palavras que vêm de Deus. Se Ele diz que “As CRIATURAS do mundo devem cooperar para a salvação”, então é nosso dever, como criaturas, procurar por Ele e pedir as graças necessárias que precisamos para fazermos a vontade Dele, cooperando com a salvação. Deus não dispensou nenhuma de suas criaturas dessa responsabilidade.

COOPERAÇÃO COM A SALVAÇÃO DAS CRIATURAS RACIONAIS E IRRACIONAIS

As criaturas irracionais cooperam, segundo seus instintos, dentro dos mistérios de Deus, os quais a inteligência humana não consegue alcançar.

As criaturas racionais, ou seja, nós, seres humanos, devemos cooperar com a salvação usando de nosso amor, liberdade e inteligência para cooperar com Deus, crendo, confiando e obedecendo sua Palavra.

O ser humano tem tendência para agir por impulso instintivo, mas não deve agir sob essa disposição do corpo de carne. Agir repentinamente, sem pensar, é agir por instinto. Devemos sempre agir com inteligência, disciplina, controle emocional.

Devemos resistir aos impulsos inconscientes para pensar, falar e agir, sem usar a razão. Agir assim não é fácil, requer o empenho de muitos anos de oração e vigilância, até que se receba a graça de Deus para se conseguir o que se quer.

Precisamos aprender a viver sob a graça de Deus, usando continuamente a razão, pois pensar, falar e agir sem usar o raciocínio, é não crer e entender que o ser humano foi criado por Deus à sua imagem e semelhança, e que Deus é um ser inteligente.

AS DIFICULDADES NOS DESAFIAM

Se ao sermos:

não usamos a inteligência e a disciplina sobre nós mesmos, para obedecer a Lei de Deus, que nos manda ser:

Então, estamos agindo por instinto de autodefesa do nosso ego. 

Não esqueçamos que nosso ego faz com que tenhamos uma consideração exagerada de nós mesmos.

Se não formos mansos e humildes de coração, estaremos sempre em defesa de nós mesmos e nunca cooperando, como criaturas de Deus, para a nossa salvação e a salvação dos outros.

MAS COMO SER MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO COMO JESUS É?

Para ser manso e humilde de coração como Jesus é, é preciso iniciar a subida da escada para o Céu. Essa escada é altíssima, tem muitos degraus. O número de degraus não muda, a escada não tem uma quantidade de degraus diferente para cada pessoa.

A escada é a mesma, com a mesma quantidade de degraus para todos que querem chegar ao Céu. 

O que acontece nela é que há seguidores de Jesus Cristo que sobem devagar, mas sobem;

o   São Tarcísio, 12 anos;

o   São Domingos Sávio, 15 anos;

o   Santa Joana D’Arc, 19 anos;

o   Santa Teresinha, 24 anos;

o   São Francisco e Santa Jacinta Marto, 10 e 9 anos;

o   São José Luis Sánchez Del Rio, 14 anos;

o   Beato Carlo Acutis, 15 anos;

o   Beata Chiara Luce, 19 anos;

o   Beata Imelda Lambertini, 11 anos.

Em suas curtas vidas na terra, estes filhos de Deus receberam a graça de não agirem por instinto, mas de agirem conduzindo seu entendimento, inteligência e vontade pelo princípio do amor, da fé, da confiança e da obediência a Deus.

As situações difíceis da vida, como: tentações, incompreensões, calúnias (como São Francisco e Santa Jacinta, que foram acusados até de bruxaria), perseguições, doenças, não os faziam agir por impulsivo instinto de se defenderem, acusando seus acusadores. Eles simplesmente não saiam do princípio que é a norma divina do amor, da fé, da confiança e da obediência a Deus.

Oremos!

Senhor Deus!

Dai-me a graça de ser Vosso cooperador na salvação das pessoas, pois esta é Vossa vontade a respeito de todas as Vossas criaturas.

Entrego a Vós todo o meu ser, para que me moldeis segundo Vossos desígnios, pois eu sou apenas uma criatura limitada em todas as dimensões da vida.

Eis-me aqui, Senhor!

Destes-me um corpo para fazer a Vossa vontade.

Ajudai-me a fazer o que Vós quereis que eu faça.

Amém!

. . .

Deus, que é bom, misericordioso e poderoso, abençoe-nos a todos.
J.V.

Sair da versão mobile