Deus está mais interessado em nos amar do que nós, em amá-lo?
Nós estamos mais interessados em amar a Deus do que Deus, em nos amar?
Nós e Deus estamos interessados em amar um ao outro na mesma intensidade?

O AMOR DE DEUS TEM OBJETIVO

O objetivo do amor de Deus é nos amar a todos como seus filhos: “Eu Vos amei, diz o Senhor.” (Ml 1,2) É amar a cada um de nós em nossa individualidade. “Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti”. (Is 43, 4)

Deus não nos criou todos juntos. Deus nos criou um a um. Ele sente, como Deus, o prazer do amor que Ele é, em cuidar, com especial carinho, de cada um de nós.

Se pensamos que Deus nos ama como nós O amamos, estamos nos enganando. Deus não nos ama como nós O amamos. Se nos amasse como O amamos, Seu amor seria imperfeito, pois deixaria de amar como Deus, para nos amar como criatura. Deus nos ama como Deus, porque Ele é Deus. Cada um de nós ama segundo sua natureza, por meio do dom do amor que recebemos de Deus. Nossa natureza é de seres criados. Nós amamos como criaturas de Deus.

DEUS NÃO DISSE QUE DE TUDO O QUE IRIA CRIAR, CRIARIA A SUA SIMILARIDADE

Deus não disse que criaria o universo com tudo dentro dele à sua imagem e semelhança. Sabemos que, do nada, Deus criou as coisas que existem, porém, de nós, Deus disse: “façamos o homem à nossa imagem e semelhança”. Deus quis que fôssemos parecidos com Ele.


Perguntas!

  • Fomos criados do nada pelo Criador? Ou fomos criados de Sua semelhança?
  • Semelhança significa paridade. Isso quer dizer que Deus não criou o homem do nada, mas o criou de Sua semelhança?
  • Que, do nada que éramos, deu-nos a vida, tirando-nos de Sua semelhança?
  • Deus é TUDO, e não NADA. Para que o homem fosse semelhante a Ele, Deus, então, criou o homem do nada que Ele não é, ou do tudo que Ele é?

O amor de Deus não é um sentimento de amor humano. Por isso, Deus não nos ama como nós amamos. O amor de Deus é um sentimento de Deus. Como Deus sente? Deus não sente como sente o homem. Deus sente com ciência e sabedoria divinas. Deus nos ama como sábio. Seu amor é sabedoria. “O amor de Deus é uma sabedoria digna de ser honrada” (Eclo 1, 14). O amor do homem é uma sabedoria digna de ser honrada? O amor de Deus é uma inteligência e uma sabedoria que, elevando sua voz, afirma:

“Amo os que me amam. Quem me procura, encontra-me.”

(Pr 8, 17)

O amor de Deus, que é inteligência e sabedoria, espera ser amado e procurado com inteligência e sabedoria. Espera que, quem quer amar o amor, previna-se de prudência, ciência, para adquirir muito conhecimento de como se é amado e se ama o amor que é inteligência e sabedoria.

O amor de Deus não pode ser conquistado com efêmeros elogios de conquistadores de mulheres. O amor facilmente reconhece a bajulação enganadora. O amor conhece quem não O quer amar, quem quer somente se aproveitar. O amor reconhece quem está interessado em tirar proveito de sua riqueza, e não em amá-lo. O amor de Deus não pode ser conquistado com passeios, presentes, dinheiro, sorrisos e olhares de quem não sabe o que é o amor, do que ele é feito, de como se faz para buscá-lo e, encontrando, conquistá-lo.

O AMOR SE DEIXA ENCONTRAR POR QUEM O AMA

De início, o amor aceita o sentimento e interesse do amor que quer amá-lo, mas o amor quer ser amado como Ele é, por isso, exige mais amor, que só pode ser dado através da inteligência e da sabedoria, que ensinam como amar o Amor da forma que o Amor deve ser amado.

Uma mulher religiosa, apaixonada e temente a Deus, inteligente e sábia, não aceita galanteio de um homem sem religião, que não ame e não tema a Deus, que seja um ingênuo com atitudes infantis. Uma mulher que lê a Bíblia diariamente não deixa homens, que não abrem a Bíblia para lê-la todos os dias, abrirem seu coração.

Da mesma forma, um homem que quer servir a Deus, que é apaixonado e temente a Deus, inteligente e sábio, não paqueraria uma mulher sem religião, que não ama e não teme a Deus, que seja uma tola com atitudes acriançadas.

MAIS EXIGENTE AINDA É DEUS

Deus quer ser amado! Ele não precisa de nosso amor, mas Ele quer que O amemos, porque Ele sabe que nós temos necessidade de amá-lO para sermos felizes no amor, na vida na Terra e, depois, na eternidade do Céu. Deus quer ser amado com nossos sentimentos de amor, com nosso interesse em amá-lO, com a inteligência e a sabedoria que Ele concede a quem Dele se aproxima para amá-lO.

Deus não quer o amor folia, o amor alegria, a emoção com lágrimas e grandes promessas da paixão passageira dos ingênuos infantis, que pegam no arado do amor e olham para trás; que descem da cruz na hora da dor. Deus não quer o que os ingênuos querem dar como se fosse amor, porque a emoção da alegria nas orações comunitárias, que não carrega a cruz, não é amor. A emoção, que faz chorar nas orações, mas que não carrega a cruz, não é amor.

Deus quer ser amado pelo amor verdadeiro de quem se fortalece no amor diante das dificuldades. Amor que não ama por causa das dificuldades, não é amor; é alegria passageira, que parecia ser amor, mas se revelou o que era de fato diante da provação. Deus põe à prova todos os que dizem que O amam. Deus quer que provemos que O amamos por palavras, atos e perseverança. Emoções, alegrias, choros e palavras de quem não persevera carregando a sua cruz, não é amor.

O AMOR VERDADEIRO É CAPAZ DE CARREGAR A CRUZ ATÉ O FIM DA VIDA

A emoção, que parece amor, revela-se diante da provação, mostrando o que realmente é.

A alegria, o fervor, que parece amor, mas não é; não aguenta o fogo da prova de fidelidade exigida pelo tempo; não resiste à prova do tempo exigido pela perseverança. O falso amor não é capaz de dar a vida pelo Senhor, porque não busca amar o Senhor, busca apenas o que o Senhor pode fazer por ele.

Quando o amor é verdadeiro:

  • Ele se revela verdadeiro quando é provado;
  • Ele resiste a qualquer provação;
  • Ele passa no teste que prova a fidelidade;
  • Ele passa na prova do tempo que exige a perseverança;
  • Ele é capaz de dar a vida pelo Senhor, porque busca amar e servir a Deus.

“- Põe-me como um selo sobre o teu coração, como um selo sobre os teus braços; porque o amor é forte como a morte, a paixão é violenta como o cheol. Suas centelhas são centelhas de fogo, uma chama divina. As torrentes não poderiam extinguir o amor, nem os rios o poderiam submergir. Se alguém desse toda a riqueza de sua casa em troca do amor, só obteria desprezo”.

(Ct 8, 6-7)

SÓ OS INGÊNUOS NÃO AMAM
Os ingênuos não param para pensar sobre o que é o amor, eles pensam que o amor é a prática do sexo; pensam que o amor é um sacrifício e, assim, concentram-se no sacrifício, e não no amor ao Senhor.

Eles não sabem que o amor não é uma informação sobre Deus, que o amor é o conhecimento de Deus; que o amor é um relacionamento pessoal, íntimo, com o Senhor Deus; que o amor nos convida para O agradarmos; que Ele quer ser agradado por nosso desejo de querer saber como agradá-lO. Depois, quer ser agradado com o conhecimento de como agradá-lO, o qual vamos adquirindo com o tempo .

“Amor é o conhecimento de Deus!”

DEUS, QUE NOS AMA, FAZ-NOS PERGUNTAS COM MUITO, MUITO INTERESSE DE SABER NOSSA RESPOSTA

Jesus perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, amas-me?”. (Jo 21,16)

Jesus nos pergunta se O amamos.

Imagine Jesus dizendo seu nome e lhe perguntando: … você Me ama?

APÓS VOCÊ TER RESPONDIDO QUE O AMA, JESUS, QUE QUER MAIS AMOR, PERGUNTA MAIS:

– Como você Me ama? Diga-me! Quero ouvir suas palavras de amor por Mim! Tenho sede e fome de seu amor. Quero ser amado, muito amado por você. Você me diz que Me ama. Quero saber mais de seu amor. Quero suas palavras de amor. Eu lhe perguntarei sobre seu amor por Mim, e você me responderá. Eu lhe ouvirei com a cabeça em seu coração.
Venha, sente aqui perto de Mim.

Eu irei colocar meus ouvidos em seu coração, que diz Me amar. Aqui, com a cabeça reclinada em seu peito, ouvirei suas respostas. Eu tenho todo tempo do mundo e da eternidade para você. Não tenho pressa, nem vontade de sair de perto de você.

Diga mais uma vez o que sente por Mim.

Você me ama?
Por quanto tempo vai me amar?
Como é seu amor por Mim?
De que seu amor por Mim é feito?
Você Me ama como seu Senhor, Deus e Salvador?

A cruz que dei para você carregar, você a carrega por amor a Mim, pela salvação das almas e pela libertação das almas do Purgatório?
A cruz está fazendo você crescer e solidificar cada vez mais seu amor por Mim, ou está fazendo você desanimar, perder a esperança?
Você está dizendo que Me ama com consciência do que é o amor que Eu quero?
Seu amor por Mim conhece meu amor por você?
Quando você diz que Me ama, você diz porque tem a informação, tem uma ideia de que Eu amo você, ou você está vivendo Comigo uma experiência de amor?

Qual é o grau de consciência que você tem de Meu amor por você?
Qual é o grau de consciência que você tem de seu amor por Mim?
Você tem entendimento de que está vivendo um relacionamento de amor com seu Deus, Senhor e Salvador?
Que deve Me amar e adorar com fidelidade, com temor, tremor, reverência, gratidão e obediência a Mim, que sou seu Criador?

Se você diz que Me ama, mas não vive segundo o amor que diz ter por Mim, você acredita de verdade que Eu amo você?

O amor convida a passar mais tempo com quem amamos. Seu amor por Mim lhe convida a passar mais tempo Comigo do que com qualquer outra pessoa ou coisas?
Com que bravura você resiste às tentações, lutando contra o pecado e contra Satanás, para provar que Me ama?

Diga-Me! Se não se empenha em matar tudo o que lhe afasta de Mim, isso quer dizer que quer que sua tentação viva mais tempo ao redor ou dentro de você?
Você Me ama ou ama o que posso dar a você? Se seu interesse por Mim não for o puro amor, esse interesse sem pureza lhe afastará de Mim?  Seu interesse por Mim acabará se eu não lhe der o que você tanto quer?
Diga-Me! Seus interesses estão lhe fazendo me amar mais e mais, ou seus interesses estão lhe afastando de Mim?
Seu amor por Mim lhe faz ver o que é o desinteresse por Mim?
É o puro amor ou são seus interesses que lhe trazem a Mim?

Diga-Me! Os que me procuram por causa de seus interesses pessoais são capazes de me amar enquanto o interesse no meu poder, e não no meu amor, perdurar?
Se o amor faz morrer o interesse pessoal para ter interesse somente em Mim, o interesse pessoal é capaz de fazer morrer o amor a Mim e o ódio ao pecado?
Em você, Eu administro o amor a Mim e o amor aos seus irmãos. Quem administra o interesse pessoal em quem o tem?
Quanto tempo dura uma amizade fundada no interesse, e não no amor?
Quem tem por Mim interesses pessoais, ama-Me?
Seu amor por Mim está crescendo ou diminuindo? Se está crescendo, o que está fazendo crescer seu amor por Mim? Se está diminuindo, o que está fazendo diminuir seu amor por Mim?

Você distingue bem seu amor por Mim de seu amor por outras pessoas?
Você distingue bem seu interesse por Mim, do interesse das coisas que lhe interessam neste mundo?
Seu amor busca qual vontade: a Minha ou a sua?
Seu amor por Mim lhe faz ver que Eu quero que você anuncie Meu Evangelho?

O ZELOSO AMOR DE SÃO PAULO É FORTE EXEMPLO PARA NÓS

O amor de São Paulo o levava, por palavras e atos, com muito esmero, a tudo fazer para provar que amava a Deus, tanto que ele chegou a dizer que tinha medo de ser reprovado depois de ter pregado aos outros.

‘’E tudo isso faço por causa do Evangelho, para dele me fazer participante. Nas corridas de um estádio, todos correm, mas bem sabeis que um só recebe o prêmio. Correi, pois, de tal maneira que o consigais. Todos os atletas se impõem a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível. Assim, eu corro, mas não sem rumo certo. Dou golpes, mas não no ar. Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros.’’

(I Cor 9, 23-27)

Que Nossa Senhora interceda por nós e alcance de Deus para nós a graça de nós, a cada dia, crescermos em perfeição no amor a Deus e no amor aos nossos irmãos do mundo inteiro.

Deus, que é bom, misericordioso e poderoso, abençoe-nos e nos abençoe mais.
J.V.

14 comentários

  1. Tende piedade de nós Senhor!!!
    Que esse amor puro, nasça, cresça e se desenvolva em nós de forma a destruir todo falso amor.
    Abri meus olhos, para que enxergue como devo Te amar e dá-me forças para executar esse amor.
    Mãe santíssima e amável, antencipai essas graças em nossas almas.
    Muito obrigada por mais essa santa reflexão!

  2. O que peço a Deus é que Ele me capacite a dar todo meu amor a Ele, sem reserva alguma, já que meu amor a Deus não pode se igualar ao amor que Ele tem por mim, ao menos quero dá-Lo todo o amor que como criatura posso ter. “Teu amor eterno é sempre terno, não teve princípio e não terá fim… Meu amor por Ti teve princípio mas não terá fim…” Assim seja!

  3. Obrigada Jesus, por Vosso Amor…tão puro, tão forte, tão único, tão real, fiel, desinteressado, verdadeiro, poderoso, restaurador, Salvador. Esse Amor que me comprou com seu próprio sangue na Cruz…Que eu Vos ame cada vez mais, como o Senhor merece ser amado!!!

    Bendito sejais, Senhor, pela Vocação de Jesus!!!

  4. LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Eternamente !

    Meu coração fica muito eufórico quando escuto alguém louvando a DEUS ! Para mim não existe algo mais precioso de fazer do que louvar a DEUS ! Seja em qual for a situação , e se for cantando ainda é a melhor de todas. NÃO é um louvor de boca pra fora não , ele tem que vir da das profundezas das entranhas da ALMA.
    A Alma que Adora esse AMOR puro , verdadeiro . Um DEUS quê nos amou primeiro e sempre irá nos amar sempre e sem PORQUÊS. Queria tanto eu amar esse AMOR , más como posso se ainda não me libertei dessa carne e peco ? Fico fico triste quando escuto casais dizerem que. ” vão fazer amor ” ..,,
    COMO IRÃO FAZER AMOR SE O AMOR JÁ É FEITO E PERFEITO QUE É O EXCELENTÍSSIMO DIGNÍSSIMO AMADISSIMO SENHOR nosso DEUS ?????
    O AMOR É DEUS !!!¡!!!!!¡!!!¡
    JAMAIS O COMPAREMOS a QUALQUER ser ou coisa : a nada ! DEUS é DEUS e pronto !!!
    Queria passar a noite aqui dizendo pra ELE o calor da SUA magnífica importância , nas eu digo sabe como ?
    Todas as vezes que vem a tentação pra assistir um jogo do CEARÁ e eu renuncio , escutar uma música do RAIMUNDO FAGNER das antigas e não escuto , de não perder tempo com coisas sem futuro e me volto pra oração , tudo que vou fazer tenho que ter a certeza de que o SENHOR JESUS está do meu lado me olhando , não como um policial mas como dois amigos que falam a mesma língua e que se amam se respeitam e que devo todo , TODO meu AMOR ETERNO . É esse AMOR que eu quero amar ate chegar diante dELE um dia !!!
    Meu JESUS CRISTO meu Eterno AMOR !!!
    LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Eternamente !!!!!

    A VOCAÇÃO de JESUS está aqui reunida para o progresso do Evangelho hoje e sempre em nome do Pai , do Filho , do ESPÍRITO SANTO . Amém ,!

  5. Vi que muito preciso amar O Senhor, que meu amor é muito imperfeito, interesseiro, Ele que vê o meu coração, sabe também que meu interesse é ama-Lo verdadeiramente e peço esta graça.
    Quero aqui na terra a amá-Lo mais perfeitamente, para ama-Lo para sempre no céu!

  6. Deus de compaixão não me deixe morrer sem a graça de Vos amar como mereceis e deveis ser amado.
    Fazei que morra em mim tudo que erradamente aprendí sobre o que é amor,e fazei que eu Vos ame por toda a eternidade.
    Esse amor que ví nessa leitura, não tem mera poesia ,tem vida que se submete e se rende as exigências do amor,tem amoldar-se e entregar-me a cruz,meu Deus,fazei que eu Vos ame.
    Amém

  7. Essa santa leitura me fez refletir casa vez mais no meu amor pelo Senhor. Senti-me muito amada por Ele e pedi- o que fortaleça e faça crescer meu amor para que seja forte,intenso, inabalável.

  8. Que Deus me dê a graça de ama-lo independente das situações da vida, por mim mesmo sei não sou capaz, a não ser pela graça do Senhor Jesus.

  9. Deus seja muito amado por todos nós sempre!🙏
    Que Deus em sua infinita bondade, nos conceda sempre um coração unido a Ele, para que nos momentos mais difíceis de nossa vida, possamos ter sim a oportunidade de provar que verdadeiramente O amamos, que Ele é o nosso amor maior, o sentido da nossa vida.
    Que seja um amor zeloso, dedicado e empenhado a agradar e fazer a vontade do nosso Amado Deus!

Escreva seu comentário