VOCAÇÃO DE JESUS!
Deus seja amado com todas as forças de nosso coração e de nossa alma.

QUEM FOI O CATÓLICO QUE, COM QUINHENTOS CATÓLICOS, VENCEU UM EXÉRCITO DE DEZ MIL HEREGES?

E, em outra batalha, ele, com apenas trinta católicos, venceu três mil perseguidores de cristãos. Diga-me com quantos católicos ele venceu um exército de cem mil inimigos de Deus?

Fez, faz e fará parte da história da Igreja Católica, que Jesus fundou em Pedro, a traição de alguns de seus “membros”. Judas Iscariotes, o traidor, deixou seus seguidores dentro da Igreja.

Heresiarca Nestório

Um deles foi o bispo Nestório, Patriarca de Constantinopla, na primeira metade do século V. Homem orgulhoso, considerava-se dono da verdade. Perdido em si mesmo, chegou à conclusão de que Maria era Mãe de Jesus, e não Mãe de Deus.

Convicto de que estava certo, passou a ensinar dentro da Igreja Católica que:

  • Jesus tinha duas naturezas, duas personalidades. Uma humana, proveniente de Maria, e a outra divina nascida de Deus.
  • Jesus não era o Verbo de Deus quando encarnou como homem.
  • A Santíssima Virgem era somente Christotokos, Portadora de Cristo, e não Theotokos, Portadora de Deus.

Com esse pensamento, o bispo Nestório se aprofundava mais e mais no erro, levando grande quantidade de católicos a afundarem com ele nas trevas do desacerto.

Naquela época, assim como em todas as épocas, a maioria dos católicos não se interessava em ser “autodidata da fé”, não buscavam conhecer a Palavra de Deus nem a doutrina da Igreja, uma vez que poucos eram os que sabiam ler. Não se interessavam em se aconselhar com as pessoas fiéis a Deus.

Sem um bom e santo aconselhamento, eram enganados facilmente pelo primeiro embusteiro eloquente que aparecia usando a Igreja para se promover através de suas mentiras.

O número de católicos que aderiram às mentiras do bispo Nestório cresceu tanto que o Papa Celestino I convocou o Concílio de Éfeso, realizado em 431, sob a presidência de São Cirilo (Patriarca de Alexandria).

O Concílio condenou a heresia e afirmou que Cristo possui tanto a natureza Divina como a humana, enquanto, ao mesmo tempo, é uma Pessoa. Esta pessoa não é humana, mas é Deus – a própria palavra.  

Nestório, enfurecido, revoltado contra o Concílio, contra o Papa, contra São Cirilo, contra a Igreja, continuava a ensinar a heresia, e assim a Igreja se viu obrigada a excomungá-lo.

São Cirilo, cheio de amor a Deus, queria salvar todas as almas causadoras e vítimas da heresia. Na CARTA ENCÍCLICA ORIENTALIS ECCLESIAE, DO SUMO PONTÍFICE PAPA PIO XII (1), lemos:

São Cirilo de Alexandria

“Não bastou a Cirilo combater vigorosamente as heresias nascentes, defender com ardor e diligência a integridade da doutrina católica e colocá-la com todo apuro em sua luz meridiana, mas também, na medida de suas forças, incessantemente se esforçou por reconduzir os irmãos errantes ao caminho reto e à verdade.

De fato, como os bispos da província de Antioquia ainda não reconhecessem a autoridade do concílio de Éfeso, deve-se à sua dedicação se eles, depois de muito periclitar, voltaram finalmente à concórdia plena.

E depois que, com o auxílio de Deus, conseguiu conciliar esta felicíssima paz, e defendê-la e protegê-la prontamente contra os dissimuladores, já maduro para o prêmio eterno voou aos céus, com as lágrimas de todos os bons, no ano de 444.”


A AVE MARIA

Ao fim do Concílio, tendo os Padres Conciliares exaltado as virtudes e as prerrogativas especiais da VIRGEM MARIA, o Santo Padre Celestino ajoelhou-se diante da assembléia e saudou Nossa Senhora, dizendo: “SANTA MARIA, MÃE DE DEUS, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.”

Anos depois, a saudação do Arcanjo Gabriel: “Ave cheia de graça, o Senhor está contigo!”; a saudação de Isabel a Maria: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre”, foram unidas à oração da Ave Maria.

Muitas pessoas ouviram de Nossa Senhora que cada vez que se reza uma Ave Maria lhe é entregue uma Rosa espiritual, e cada vez que se reza o Rosário completo, lhe é entregue um Rosarium, palavra em latim que significa Coroa de Rosas.

É rara uma aparição de Nossa Senhora em que ela não peça a reza do Rosário como arma poderosa contra Satanás e seus demônios, arma capaz de parar guerras, de realizar milagres e prodígios inimagináveis.

Por propagar a reza do Rosário, a Igreja nominou São Domingos de Gusmão com o título de Apóstolo do Rosário. São Domingos dizia que o Rosário é arma contra o pecado, contra todo mal, e contra a heresia albigense, que tinha invadido a cidade de Toulose, na França.


O ROSÁRIO ESMAGA A HERESIA ALBIGENSE

São Domigos Gusmão – Apóstolo do Rosário

Em aparição a São Domingos, no ano 1214, Nossa Senhora lhe falou que o Rosário rezado poderia libertar toda a Europa da heresia albigense que a assolava.

Possuídos pelo orgulho, os albigenses se denominavam de cátaros, palavra grega que significa puros. Portanto, consideravam-se puros enquanto os demais católicos eram os impuros. Assim, cheios de falsidade, os albigenses se infiltravam na Igreja para promover a mentira e enganar o maior número possível de católicos.

Sabiam se aproximar dos que eram menos fiéis a Deus e à Igreja para lhes seduzir com as ideias do amor livre, taxação maior dos ricos, a abolição das riquezas, das propriedades privadas, das autoridades religiosas e civis.

Uma força maligna os ajudava. Eles conquistavam cada vez mais um maior número de católicos.

A Igreja fez de tudo para conter o crescimento da heresia, mas nada dava certo, os albigenses continuavam a crescer em número, e a Igreja ia perdendo, a cada dia, mais católicos. Sentindo-se fortes, começaram a atacar as igrejas e destruir altares. Aprisionavam os católicos, e quem não renunciava à fé católica, era morto. O medo de morrer fez aumentar a quantidade de albigenses.

São Domingos ora, jejua, prega, tudo faz para combater a heresia e salvar as almas dos católicos, mas se vê derrotado diante da heresia cátara, que não paravam de crescer.

SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT CONTA QUE SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO, NÃO SABENDO O QUE FAZER, FOI ORAR.

“(2) Vendo São Domingos que os crimes dos homens criavam obstáculos à conversão dos albigenses, entrou em um bosque próximo a Toulouse e passou nele três dias e três noites em contínua oração e penitência, não cessando de gemer, de chorar e de macerar seu corpo com disciplinas para aplacar a cólera de Deus, até cair meio morto. A Santíssima Virgem, acompanhada de três princesas do Céu, apareceu-lhe e disse:

— Sabes tu, meu querido Domingos, de que arma se serviu a Santíssima Trindade para reformar o mundo?

— Ó Senhora! – respondeu ele – Vós o sabeis melhor do que eu, porque depois de vosso Filho Jesus Cristo, fostes o principal instrumento de nossa salvação’.

Ela acrescentou: — Saiba que a peça principal da bateria foi a saudação Angélica, que é o fundamento do Novo Testamento; e portanto, se queres ganhar para Deus estes corações endurecidos, reza meu Saltério. 

O Santo se levantou muito consolado e abrasado de zelo pelo bem daquela gente; entrou na Igreja Catedral; no mesmo momento, os sinos tocaram, pela intervenção dos anjos, para reunir os habitantes.

No princípio da pregação, formou-se uma espantosa tormenta; a terra tremeu, o sol se obscureceu, os repetidos trovões e os relâmpagos fizeram estremecer e empalidecer os ouvintes; e aumentou seu terror ao ver uma imagem da Santíssima Virgem, exposta em lugar proeminente, levantar os braços três vezes ao Céu para pedir a Deus vingança contra eles, se não se convertessem e não recorressem à proteção da Santa Mãe de Deus.

O Céu queria, por esses prodígios, aumentar a nova devoção do santo Rosário e torná-la mais notória.

A tormenta cessou, por fim, pelas orações de São Domingos. Ele continuou seu sermão, e explicou com tanto fervor e entusiasmo a excelência do santo Rosário, que os moradores de Toulouse (um dos principais focos da heresia) o abraçaram quase todos e renunciaram a seus erros, vendo-se em pouco tempo uma grande mudança na vida e nos costumes da cidade.”

MELHOR ARTILHARIA CONTRA O DEMÔNIO E SEQUAZES.

Empunhando a potente arma do Rosário, São Domingos retornou ao combate, pregando incansavelmente na França, Itália e Espanha a devoção que a própria Senhora do Rosário lhe ensinara.

RESULTADO DA REZA DO ROSÁRIO DE SÃO DOMINGOS E DO POVO CATÓLICO:

  • Por todas as partes, reconquistou as almas;
  • Os católicos tíbios se arvoraram;
  • Os fervorosos se santificaram;
  • As ordens religiosas floresceram;
  • Converteu os hereges, que, abjurando seus erros, voltaram à Igreja aos milhares;
  • Os pecadores se arrependeram e fizeram penitência;
  • Expulsou os demônios de possessos;
  • Operou milagres e curas.

Somente na Lombardia, o ardoroso cruzado do Rosário converteu mais de 100 mil hereges albigenses.

Tudo por meio da melhor artilharia contra o demônio e seus seguidores: o Santo Rosário.


O HERÓI CONDE SIMÃO DE MONTFORT

Mas restavam ainda aqueles hereges empedernidos, que não se convertiam de nenhum modo, e procuravam reverter a derrota, fazendo estragos em alguns outros países.

Para resolver o problema, Nossa Senhora, além do heróico São Domingos, suscitou outro herói para erradicar da Europa a heresia: o admirável Conde Simão de Montfort.

O primeiro, empunhou como arma o Rosário, o segundo, empunhou a espada.

Uma combinação perfeita: o espírito de oração com o espírito de cruzada em defesa da Fé Católica.

QUEM PODERÁ CONTAR AS VITÓRIAS QUE SIMÃO, CONDE DE MONTFORT, OBTEVE CONTRA OS ALBIGENSES SOB A PROTEÇÃO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO?

Foram tão notáveis que jamais se viu no mundo coisa parecida.

Com quinhentos homens, desbaratou um exército de dez mil hereges.

Outra vez, com trinta homens, venceu três mil.

Depois, com mil infantes e quinhentos cavaleiros, fez em pedaços o exército do rei de Aragão, composto de cem mil homens, perdendo somente oito soldados de infantaria e um de cavalaria.

LIVRE A FRANÇA DA HERESIA ALBIGENSE, A DEVOÇÃO AO SANTO ROSÁRIO ATRAVESSOU AS FRONTEIRAS.

São Domingos pregou incansavelmente, até o fim de seus dias, esta milagrosa e eficientíssima devoção nos países vizinhos, colhendo neles semelhantes frutos. Atravessou não somente as fronteiras europeias, mas os continentes e também os séculos, uma vez que, até os presentes dias, o Rosário é rezado com grande fruto em todos os países do mundo.


CONTINUE A LEITURA DA PARTE 2
https://vocacaodejesus.com/a-batalha-pela-fe-e-pela-salvacao-segunda-parte/


Deus, que é bom, misericordioso e poderoso, abençoe-nos a todos.
J.V.


NOTAS:
(* 1) CARTA ENCÍCLICA ORIENTALIS ECCLESIAE DO SUMO PONTÍFICE PAPA PIO XII – https://vocacaodejesus.com/orientalis-ecclesiae/
(*2) São Luís Maria Grignion de. “O Segredo admirável do Santíssimo Rosário.” BAC, Madri, 1954. “História Das Heresias E Suas Refutações”, Santo Afonso de Ligório (Autor)


10 comentários

  1. BENDITO SEJA DEUS! ESSA LEITURA NOS FAZ AMAR, CONHECER E QUERER TBM DIVULGAR TAMANHA ARMA PODEROSA CONTRA O INFERNO!
    NOSSA SENHORA DO ROSARIO: ROGAI PELAS INTENCOES DE NOSSA VOCACAO! E QUE O SENHOR NOSSO DEUS NOS CAPACITE A SERMOS SANTOS E FIEIS ASSIM COMO ELE QUER!

  2. Vocação de Jesus; como paí, hoje por meio dos primeiros assuntos do conteúdo que veio até nós, senti presente em minha casa e minha família uma introdução daquela tão necessária formação que substituiria o CID do meio do ano. Que graça é essa formação que inclui a benção e o toque do sino.ha tempo pensava nisso. Agora Deus providenciou.

  3. Que nossa senhora e mãe sempre nos ajude a rezar e bem o santo rosário, para que tenha o devido poder contra satanás e seus aceclas. São Domingos Gusmão rogai por nós!!!

  4. Com tantas heresias protestantes, em uma época de minha vida, eu estava sem perceber o valor de uma Ave-Maria, então conversando com minha Mãe, ela me despertou que é sim uma oração de muito poder, e com essa formação reforçou ainda mais meu entendimento.

    1. Grandes pecadores, quando tudo parecia perdido, conseguiram se salvar por intercessão de Nossa Senhora 🙏🏼 que jamais nos falte um terço no bolso!

  5. Que usemos sempre dessa poderosísdima arma, principalmente agora, em estão em perigo novamente a fé do povo catòlico perante a tantos ataques: internos e externos! “Rogai por nòs, Santa Mãe de Deus”!

Escreva seu comentário