Existe força, energia, poder nas palavras que saem da boca das pessoas?

VOCAÇÃO DE JESUS!
Deus seja amado com todas as forças de nosso coração e de nossa alma.

03/01/2022

FELIZ ANO NOVO!

Estas palavras podem ser vazias e mortas, ou cheias e vivas.

(Inspirado no Catecismo da Igreja Católica Nº 2111)

“De uma mesma boca procede a bênção e a maldição. Não convém, meus irmãos, que seja assim. Porventura lança uma fonte por uma mesma bica água doce e água amargosa? Acaso, meus irmãos, pode a figueira dar azeitonas ou a videira dar figos? Do mesmo modo, a fonte de água salobra não pode dar água doce.”

(Tg 3, 10-12)


As palavras de pessoas boas, bem intencionadas, mas que vivem sem buscar a vontade de Deus, são PALAVRAS VAZIAS.

As palavras de pessoas ruins, maliciosas, gananciosas, invejosas, são PALAVRAS MORTAS.

As palavras de pessoas que sejam boas ou más, que vivem envolvidas com algum tipo de ocultismo, satanismo, magia, feitiçaria, são PALAVRAS COM FORÇA ESPIRITUAL DIABÓLICA capaz de provocar negatividades na vida das pessoas que vivem sem vida de oração.


As palavras de pessoas boas, bem intencionadas, que vivem buscando a vontade de Deus, são PALAVRAS CHEIAS DO ESPÍRITO SANTO.

Palavras de pessoas que vivem renunciando ao mal, lutando contra suas tentações, que vivem vida de oração, jejuns e sacramentos, amando a Deus de todo o coração, são PALAVRAS VIVAS.

Onde é a fonte de onde vêm as palavras cheias do Espírito Santo, palavras vivas?

Originam-se em Deus, não no homem, vêm de Deus para o homem. Se o homem as aceita como fonte de sua vida, o homem falará palavras vindas de Deus para seu próprio bem e o bem das pessoas. “É o Espírito de Deus no homem, e um sopro do Todo-poderoso que torna inteligente”. (Jó 32,8)

Onde está a fonte de palavras vazias do homem?

Está em sua tolice. “Afasta-te da presença do tolo: em seus lábios não encontrarás palavras sábias”. (Pr 14,7) “Não te apresentarás diante do Senhor com as mãos vazias.” (Eclo 35,6)


Onde está a fonte de palavras mortas do homem?

Está em sua vida de não querer renunciar aos pecados; em querer levar os outros ao pecado.


Onde está a força espiritual diabólica das palavras do homem?

Está no seu envolvimento com o ocultismo, com seitas que evocam espíritos demoníacos.


AS PALAVRAS VIVAS CHEIAS DO ESPÍRITO SANTO

Assim como a origem da água doce na terra está nas chuvas, formando rios, lagos e águas subterrâneas dos aquíferos em diversos países (como o Guarani, no Brasil, e o Arenito Núbia, o maior do mundo, na Líbia, com 2 milhões de km² de extensão), assim as palavras vivas, cheias do Espírito Santo, originam-se no homem quando Deus as derrama sobre ele. Por isso, o homem não pode perder sua vida de oração, pois é pela vida de oração que o homem se mantém unido a Deus. Não orar é desligar-se de Deus. Quem está separado de Deus não tem na alma palavras vivas, cheias do Espírito Santo, para si e para os outros.

DIZEMOS AO ANIVERSARIANTE: PARABÉNS PARA VOCÊ!

Durante o dia, saudamo-nos com:

Bom dia!

Boa tarde!

Boa noite!

Nas despedidas: Vá com Deus! Até breve!

Bênção, pai e mãe! – É o que pedimos a nossos pais.

Deus te abençoe! – Dizem-nos eles.  

No Natal, dizemos: Feliz Natal! 

Quando entramos no ano novo, é cultura em muitos países desejarmos uns aos outros felicidades. A frase de praxe é: Feliz Ano Novo!

VOCÊ DESEJOU FELIZ ANO NOVO ÀS PESSOAS NESTE ANO QUE COMEÇOU?

Se desejou, pergunte-se:

O que há de importante e de bom contágio em minhas palavras, quando desejei, desejo e desejarei FELIZ ANO NOVO para a minha família sanguínea e vocacional, para os amigos e demais pessoas no final de cada ano que termina e início de outro que começa?

As palavras são tão importantes, que Jesus Cristo diz: “É por tuas palavras que serás justificado ou condenado”. (Mt 12, 37) Deus, supremo juiz, julga a vida, a intensidade, o peso e o entendimento das palavras, segundo o que vê nas intenções dos corações.

Uma pessoa má intencionada que fala boas palavras, fala palavras mortas que pesarão muito contra ela na balança da justiça no dia do julgamento, o qual acontece na hora da morte. Uma pessoa tola, porém boa pessoa, mas que fala inadequadamente, terá suas palavras julgadas com menos rigor, porém arcará com as consequências de suas tolices se purificando no Purgatório.

As palavras devem visar “estabelecer a caridade, nascida de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera” (1Tm 1,5). Se assim for, ao desejarmos FELIZ ANO NOVO para as pessoas, nossas palavras não serão um peso de contaminação negativa, serão uma graça de Deus de contágio do Espírito Santo, pois “as palavras do Senhor são palavras sinceras, puras como a prata acrisolada, isenta de ganga, sete vezes depurada” (Sl 11, 7).

BÊNÇÃOS EM PALAVRAS E ATOS

Precisamos pedir a Deus para sermos bênçãos em palavras e atos para as pessoas. Sem a graça Dele, seremos inúteis. Para que nossas palavras sejam bênçãos para quem amamos e para todas as outras pessoas, elas precisam primeiro ser agradáveis e aceitas por Deus, por isso Davi orava dizendo: “Aceitai as palavras de meus lábios e os pensamentos de meu coração, na vossa presença, Senhor, minha rocha e meu redentor”. (Sl 18, 15)

Como minhas palavras não serão vazias, nem mortas, ao desejar feliz ano novo para as pessoas?

Minhas palavras não serão vazias nem mortas se Deus me der Sua graça. Graça, esta, que Ele quer que peçamos.
Se Deus quer, então peçamos, mas não somente para nós. 

Oremos:

Senhor, nosso Deus! Neste ano que começa, libertai-me!
Libertai todas as pessoas de todas as superstições que reinam na vida delas. Superstições, estas, que são reavivadas nas passagens de um ano para o outro.

Senhor Deus!

O supersticioso deixa de confiar em Vós para confiar em objetos, ou em práticas, como a de pular sete ondas do mar para ter sorte.
Perdoai Vosso povo, e a todos libertai, Senhor, das inúmeras práticas supersticiosas das comemorações pecaminosas de ano novo, e das outras praticadas durante o ano.

Senhor! Derramai Vossa verdade sobre o mundo, para que todas as pessoas entendam que objetos, roupas, cores, datas, não têm poder de proporcionar sorte a ninguém; que atribuir poder aos objetos e práticas supersticiosas é contrário à fé em Jesus Cristo; que é uma mancha à cultura dos bons hábitos e um ataque à verdadeira religião.

Fazei todas as pessoas entenderem, Senhor!

Que “a superstição é um desvio do sentimento religioso e das práticas que ele impõe.’’

Que “pode afetar o culto que prestamos ao verdadeiro Deus”, que sois Vós.

Que atribuir “importância de algum modo mágico a certas práticas, que podem ser legítimas ou necessárias, é superstição.”

Que atribuir só à “materialidade das orações ou aos sinais sacramentais a respectiva eficácia, independentemente das disposições interiores que exigem, é cair na superstição”.

(CIC § 2111)


Senhor, tende piedade! Tende piedade de nós!

Vinde libertar Vosso povo das crendices populares, das crenças sem fundamento em que estão aprisionados.

Vinde, Senhor Deus!
Vinde impedir Vosso povo de ver como uma idolatria as orações, os sacramentos, a Bíblia, a doutrina da Vossa Igreja, os crucifixos, as medalhas de Nossa Senhora, as imagens dos santos católicos, os escapulários, os terços e outros sacramentais, pois não são idolatria. A idolatria é uma superstição, uma vez que atribui poder ao que vem de Vós e não a Vós.

Libertai Vosso povo, Senhor, da idolatria bíblica, que substitui a Vós, o verdadeiro Deus, por um livro.
Fazei com que Vosso povo, ao ler a Bíblia, encontre a Vós e não se aprisione nas armadilhas idolátricas das argumentações dos supersticiosos, que adoram o livro pensando que adoram a Vós. “Porque o insensato profere loucuras e seu coração dá-se ao mal; comete impiedades, forma sobre o Senhor conceitos errôneos”. (Is 32, 6)

Libertai Vosso povo da prisão idolátrica em que os idolátricos adoradores do livro de papel os prenderam.
Idolátricos que matam a verdade contida na Bíblia, porque usando o que nela está escrito, levam as pessoas para as suas explicações humanas. Explicações que se transformam em superstição por uma força maligna que sustenta a falsa fé que eles ensinam, através de argumentações numa conversa repetida sem fim, colocando a argumentação como sustento da fé; e não a Vós, Senhor Deus, como o único doador da fé.

Libertai Vosso povo, Senhor, do perigo de Vos colocar em segundo lugar, por causa da devoção à Bíblia, à Doutrina ou a um Santo canonizado; agindo inconscientemente, como se a devoção necessária ao que é bom e útil, tivesse o poder de Vos substituir como abençoador, protetor; como solução dos problemas; como Deus e única salvação.

Perdoai e libertai Vosso povo, Senhor, do grande perigo da falta de confiança, fidelidade e entendimento, quando Vosso povo, abrindo o coração e a alma, usa a oração a Vós como uma espécie de ritual de magia para Vos pedir o que querem receber, para Vos forçar a dar o que julgam necessário ter.

Libertai Vosso povo, Senhor, do perigo de transformar as Missas, as orações dos Terços, Rosários, Novenas, Romarias, em procedimentos de superstição, usando-os para conseguirem o que querem receber de Vós, sem que seus corações e almas estejam buscando, com toda a verdade, o Vosso Reino e a Vossa justiça em primeiro lugar.

Fazei Vosso povo entender, Senhor, que é um grande perigo à alma transformar em superstição o que é sagrado, pois assim são usadas as orações católicas pensando estar se dirigindo a Vós, mas na verdade se está pecando por usar o que é sagrado como os supersticiosos usam os objetos de suas superstições.

Fazei Vosso povo entender, Senhor, que as orações católicas são meios para se entrar e permanecer em relacionamento Convosco; para buscar e fazer Vossa vontade, e não somente para Vos pedir o que precisamos.

Que as orações são:

Em primeiro lugar, para Vos ver, reconhecer e Vos chamar pelo que sois. Vós sois nosso Pai. Sois o Pai que está no Céu.

São para desejar e fazer por onde Vosso Nome ser santificado.

São para pedir que venha a nós o Vosso Reino.

São para pedir que a vontade divina seja feita na terra como é feita no Céu.

São para pedir por nossas necessidades de cada dia.

São para pedir que perdoeis nossos pecados do mesmo modo e medida de como perdoamos a quem nos ofendeu, ofende e ofenderá.

São para Vos pedir que não nos deixeis cair em tentação.

São para Vos pedir que nos livre do maligno.

Libertai Vosso povo, Senhor, do perigo de se perder na ignorância da vida espiritual; de usar a superstição como tradição popular na interpretação da verdadeira fé.

Libertai Vosso povo, Senhor, do perigo de transformar a verdadeira fé, que dais por meio da Igreja Católica, que fundaste em São Pedro, em enganadoras crendices, e de viver as crendices dos supersticiosos como se a superstição fosse fé.

Senhor!

Se Vós nos libertardes das superstições, seremos livres das crendices sem fundamento. Uma vez livres, quando desejarmos, por pensamentos e palavras, que as pessoas tenham um feliz ano novo, nossas palavras não estarão vazias, nem mortas; estarão vivas por estarem cheias do Espírito Santo, e assim, o desejo verbalizado de que nossa família, parentes, amigos e demais pessoas, tenham um FELIZ ANO NOVO, será uma bênção de Vós para eles.

Amém!

Após esta oração, se você sentiu necessidade de reparar os pecados cometidos contra Deus por meio de superstições, pense em como reparar. Sugestão: reze um Terço, e ainda essa semana, dê alguma esmola a uma pessoa necessitada.


Deus, que é bom, misericordioso e poderoso, abençoe-nos a todos.
Feliz Ano Novo!
J.V.

8 comentários sobre “Existe força, energia, poder nas palavras que saem da boca das pessoas?

  1. Bendito seja Deus por fazer parte dessa Vocação não por merecimente e sim porque seu amor é Bom e Perfeito. Amém.

    Obg J.V pelo seu sim a Jesus.

    Minha família é fruto dessa Vocação

  2. Meu coração está cheio de gratidão pelo modo como Deus vê pessoalmente conduzir a cada membro da nossa Vocação! O Senhor segura na nossa mão e nos mostra o caminho certo! Nos tira a trave dos olhos e faz enxergar os erros! Como somos felizes de ter sobre nós o cuidado tão paternal do Nosso Deus!!!
    Muito obrigada JV por ser instrumento de Deus! Feliz Ano Novo a toda a nossa família vocacional e sanguínea!!!

  3. Bendito seja Deus por cada formação e ensinamentos que nos levam para mais perto de Deus e que produzem em nós o desejo de Amá-Lo mais e mais e fazer Sua vontade.
    Que meu lábios seja uma fonte de bençãos, ó Deus!
    Feliz Ano Novo Vocação de Jesus!🙏🏻🙌🏻

  4. Deus, seja mais amado mais glorificado por essa formação que vem nos orientar nós direcionar, para sermos verdadeiros cristãos neste mundo onde é tão necessário ter cristãos autênticos, para que haja a dissipação das trevas! Há como é necessário a reza do santo Rosário diariamente. Obrigada JV! Deus abençoe o Senhor!

Escreva seu comentário