O MEDO DE TER PERDIDO A SALVAÇÃO

VOCAÇÃO DE JESUS!
Deus seja amado com todas as forças de nosso coração e de nossa alma.

12/09/2022

Ozordem, um amigo de Pedro, que há tempos não via, estava muito angustiado. Foi tomado por um sentimento de que para ele não havia mais salvação; que tinha completado a cota de seus pecados; seu cálice de pecado tinha transbordado. Não adiantava fazer mais nada, pois já estava condenado.

Ozordem caiu doente. Uma fraqueza tão grande, que o impedia de se alimentar. Não tinha forças para levantar por 5 segundos de sua cama, sentia um forte mal estar físico, mental e espiritual. Sentia um grande vazio de vida.

DURANTE A NOITE, TEVE UM SONHO ESTRANHO

Ele via seu reflexo no espelho, mas seu reflexo era de um esqueleto mumificado de 3 mil anos. Parte de seus ossos estava envolta por faixas de gazes apodrecidas. O esqueleto se mexia devagar. As cavidades dos olhos e boca eram buracos escuros. Enquanto olhava o esqueleto, ele ouviu uma voz dizendo:

“Tu foste julgado por teres abandonado o bom caminho, te tornaste mal, nada de bom foi encontrado em ti. Tu estás condenado.”

LEMBRANDO-SE DO SONHO

Ao acordar, lembrava-se do sonho, sem entender o significado de seu reflexo no espelho ser de um esqueleto. Lembrando-se das palavras que diziam que ele estava condenado, ficou amedrontado; o medo o angustiou muito.

Sem conseguir deixar de pensar no sonho, pediu a Deus uma mensagem na Bíblia, a qual ele não lia há muito tempo. Pegando a Bíblia, perguntou se iria ficar bom da doença. Ao abrir a Bíblia, seus olhos se fixaram em um versículo que dizia:

 “Por isso eis o que diz o Senhor: Não te levantarás do leito a que subiste, mas morrerás. E Elias partiu”.

(2Rs 1,4)

Ao ler, Ozordem sentiu um calafrio. Tomado pelo medo de morrer e ir para o inferno, com voz fraca, pediu que o levassem logo mais à noite, na cadeira de rodas, ao Grupo de Oração, cujas reuniões faltava muitas vezes.

Lá chegando, participou da oração como pode, pois os remédios que estava tomando o deixavam sonolento. Após a reunião, pediu que chamassem Pedro.

PEDRO VAI ATÉ OZORDEM

– A paz, Ozordem!

– A paz, Pedro.

– Você quer falar comigo?

– Sim. Estou doente há duas semanas. Hoje de madrugada tive um sonho em que eu via meu reflexo no espelho como uma múmia esquelética enfaixada com gazes velhas e podres. Nesse momento, ouvi uma voz dizendo que tinha sido julgado e condenado por não se ter encontrado nada de bom em mim desde que saí do bom caminho.

Esse sonho me atormentou. Pela manhã, pedi uma mensagem a Deus.

Abri a Bíblia ao acaso. Minha vista caiu no Livro de II Reis 1, 4. Esta passagem dizia que eu não vou me levantar do leito, que vou morrer.

Fiquei tenso e pensativo. Então, pedi a Deus outra mensagem. Fechei e abri a Bíblia, e caiu em Provérbios 19,16: “O que observa o preceito guarda sua vida; quem descuida de seu proceder morrerá”.

Sem conseguir esquecer o meu reflexo esquelético no espelho, no sonho que tive, nem a voz que disse que eu tinha sido julgado e condenado, perguntei a Deus o que significava. 

Mais uma vez, abri a Bíblia procurando uma resposta de Deus. Caiu no Livro de Isaías 66, 24: “E quando se virarem, poderão ver os cadáveres daqueles que se revoltaram contra mim, porque o verme deles não morrerá e seu fogo não se extinguirá, e para todos serão um espetáculo horripilante”.

Pedro! Com esse sonho e estas passagens bíblicas que pedia a Deus, penso que irei morrer e irei para o inferno, porque há muito tempo venho vivendo uma vida como eu quero e não segundo a disciplina e a humildade exigidas por Deus.

Penso que não há mais jeito para mim. Deus teve paciência demais comigo, mas eu esgotei a paciência de Deus vivendo do meu jeito, e não na vontade Dele. Estou apavorado, com muito medo de morrer e ir para o inferno. Sinto que não há nada que eu possa fazer para me salvar.

A PERGUNTA DE PEDRO

– Ozordem! Você quer se entregar ao pensamento de que vai morrer e vai para o inferno? Ou prefere buscar a Deus em oração, arrependido, pedindo perdão de seus pecados, e depois procurar o Padre e confessar todos eles para receber a absolvição dos pecados que matam a alma?

– Eu prefiro pedir perdão, ser perdoado para não morrer antes do tempo e não ir para o inferno. Mas para mim não há mais perdão, porque eu ultrapassei o número dos perdões que Deus tinha reservado para mim. Eu não sei o que fazer. Estou com muito medo de, logo após a morte, os demônios já virem me pegar e me levar para o inferno.

– Ozordem! Não se entregue ao pensamento de que já está condenado e irá para o inferno após sua morte. Entregue-se ao pensamento de…

OZORDEM TOMA A FRENTE E FALA ANTES QUE PEDRO TERMINE DE FALAR.

– Pedro! Eu me sinto muito mal. Sinto-me condenado. Sinto-me culpado e angustiado pelos meus muitos pecados. Não consigo me livrar desse medo que me causa uma pesada aflição. Esse medo está sobre mim dia e noite. Esse sentimento ruim me faz pensar que estou condenado.

As passagens bíblicas que pedi? Elas confirmam que morrerei e irei para os eternos sofrimentos do inferno. Não tenho mais esperança de salvação, eu sei as coisas erradas que fiz. Eu sou um desgraçado.

OZORDEM CHORA ANGUSTIADO, PERGUNTANDO A PEDRO O QUE FAZER.

Pedro lhe responde:

– Ozordem! Faça quatro coisas:

·  Primeiro: Arrependa-se de seus pecados de todo o seu coração.

·  Segundo: Peça perdão a Deus.

· Terceiro: Procure um padre para confessar seus pecados e receber o Sacramento da Penitência, que ele lhe dará com a autoridade da Igreja, da qual está investido.

· Quarto: Feito isso, confie no perdão de Deus, mesmo que você sinta que Ele tenha dito que não lhe perdoaria mais.

– Pedro! Eu não somente sinto que Deus disse que já estou condenado. Eu ouvi a voz. É mais do que sentir, eu ouvi a voz. Eu ouvi mesmo a voz dizendo: “Tu foste julgado por teres abandonado o bom caminho, te tornaste mau, nada de bom foi encontrado em ti. Tu estás condenado. Tu estás condenado. Tu estás condenado.”

– Ozordem! Não fique repetindo as mesmas coisas. Não deixe os pensamentos sobre condenação ficarem se repetindo dentro de seus pensamentos. Tal repetição pode virar uma grande pressão e enfraquecer sua mente, levar-lhe a desesperar-se e a surtar. Faça o que lhe disse.

– Mas se não houver mais chance de salvação para mim?

– Calma! Você está repetindo o mesmo pensamento. Não permita esse tipo de repetição. Você estaria perdido se não tivesse voltado a procurar a Deus. Mas você voltou a procurá-lo. Isso quer dizer que a chance de salvação está sendo lhe dada por Deus. Pense na bondade Dele para com você. Ele nem enviou um de seus filhos para lhe tirar do caminho que estava a cada dia lhe afastando mais e mais Dele.

Em sua misericórdia, Ele mesmo lhe falou do alto do Céu com a linguagem que você iria ouvir. Ele permitiu que você adoecesse. Pelo sofrimento provocado pela doença, seu orgulho foi quebrado. Sem a doença, você iria seguir em frente orgulhosamente fazendo e dizendo o que queria fazer e dizer.

Na sua doença, deu-lhe o sonho. Se Deus não quisesse lhe salvar, Ele não teria permitido que a doença lhe pegasse, nem lhe teria dado o sonho que lhe amedrontou. Se não fosse seu sofrimento, essa doença (que nem deixa você ficar de pé), e o sonho que parece um pesadelo, você não teria vindo hoje ao Grupo de Oração à procura de Deus.

OZORDEM SE REPETE, O QUE NÃO É BOM PARA SUA MENTE

– Pedro! Mas a voz disse que já estou condenado.

– Ozordem! Preste atenção ao que lhe digo. O que lhe disse sobre você deixar os pensamentos de condenação ficarem se repetindo dentro de seus pensamentos?

– Você disse que a repetição pode virar uma grande pressão e enfraquecer minha mente, pode me levar ao desespero e ao surto.

– Você ouviu bem, mas precisa fazer o que entendeu e não somente memorizar as palavras.

– Mas Pedro, eu fico pensando: se não houver mais salvação para mim?

– Ozordem! Você está repetindo o mesmo pensamento sobre se tem chance de salvação. Isso não é bom. Se não tivesse mais salvação, você nem teria seguido a inspiração de seu Anjo da Guarda para vir ao Grupo de Oração para conversarmos.

A PALAVRA DE DEUS SOBRE QUEM SE SALVA E QUEM SE CONDENA

Abra sua Bíblia no Livro de Ezequiel 3, 17-21. Vamos ler o que está escrito:

“(…) Filho do homem, estabeleço-te como sentinela na casa de Israel. Logo que escutares um oráculo saindo de minha boca, tu lhe transmitirás de minha parte.

   SE DIGO AO MALÉVOLO que ele vai morrer, e tu não o prevines e não lhe falas para pô-lo de sobreaviso devido ao seu péssimo proceder, de modo que ele possa viver, ele há de perecer por causa de seu delito, mas é a ti que pedirei conta do seu sangue.

   Contudo, se depois de advertido por ti, não se corrigir da malícia e perversidade, ele perecerá por causa de seu pecado, enquanto tu hás de salvar a tua vida.

   E, QUANDO UM JUSTO ABANDONAR A SUA JUSTIÇA para praticar o mal, e eu permitir diante dele algum tropeço, ele perecerá. Se não o advertires, ele morrerá por causa do seu delito, sem que sejam tomadas em conta as boas obras que anteriormente praticou, e é a ti que pedirei conta do seu sangue.

   Ao contrário, se advertires ao justo que se abstenha do pecado, e ele não pecar, então ele viverá, graças à tua advertência, e tu, assim, terás salvo a tua vida.”

Pelo que está escrito na Palavra de Deus, você tem a chance de receber o perdão divino. Arrependa-se. Peça perdão. Receba o perdão de Deus e viva dentro desse perdão o resto de sua vida em confiança, gratidão, vigilância, oração e jejuando segundo a orientação da Igreja Católica Apostólica Romana que Jesus fundou em Pedro.

Volte a perseverar nas reuniões do seu Grupo de Oração. Veja dentro de si o que fez você se afastar das reuniões. É importante detectar o que lhe levou ao afastamento para se opor a essas coisas, senão o tentador, que conhece o que lhe afastou da vida oracional, lhe tentará com as mesmas coisas, acrescentando outras, para tentar lhe derrubar uma segunda vez.

COMO OZORDEM SE MANTERÁ EM DEUS

Uma vez que você retorna a Deus e Deus lhe acolhe, é imprescindível viver segundo a vontade de Deus para se manter o tempo todo cheio do Espírito Santo. Ninguém pode viver vazio do Espírito de Deus. Lembre-se das Palavras de Jesus:

“Quando o espírito impuro sai de um homem, ei-lo errante por lugares áridos à procura de um repouso que não acha.

Diz ele, então: Voltarei para a casa donde saí. E, voltando, encontra-a vazia, limpa e enfeitada.

Vai, então, buscar sete outros espíritos piores que ele, e entram nessa casa e se estabelecem aí; e o último estado daquele homem torna-se pior que o primeiro. Tal será a sorte desta geração perversa.”

(Mt 12, 43-45)

– Mas Pedro, eu não estava possuído por demônio.

– Sim, eu sei, você não estava possuído pela pessoa espiritual dele, você estava possuído somente pelos pensamentos dele. Foram os pensamentos dele que lhe afastaram da vontade de Deus para a sua vida. São estes pensamentos diabólicos que podem voltar sete vezes piores, sete vezes mais fortes, e seu estado espiritual ficará pior do que antes se você não viver o resto de sua vida renunciando a si mesmo, carregando sua cruz atrás de Jesus.

Ozordem! Grave as palavras do Profeta Baruc em seu coração. Ele diz:

“Quisestes apartar-vos de Deus; ponde agora dez vezes mais zelo em procurá-lo”.

(Br 4,28)

Procure não esquecer dos sábios provérbios:

“O que observa a disciplina está no caminho da vida; anda errado o que esquece a repressão”.

(Pr 10,17)

“O que caminha na integridade, será salvo; quem seguir por caminhos tortuosos cairá no fosso”.

(Pr 28,18)

O ESPÍRITO SANTO TOCA OZORDEM

– Pedro! Estou sentindo um início de alívio no coração. Vou fazer como você disse. Irei com humildade, fé e confiança, pedir perdão a Deus. Não quero morrer e ir para o inferno. Tenho muito medo de ir para o inferno.

– Ozordem! Peça a Deus a graça de buscar por Ele, mais por amor a Ele, do que buscá-lo pelo medo de morrer e ir para o inferno.

O medo está fazendo você buscar a Deus, ele está sendo útil, está fazendo um bom trabalho, porém, assim que ele tiver cumprido a missão dele, procure buscar a Deus por puro amor. É o amor, e não o medo, que tem de desempenhar em você a obra de amar a Deus de todo o coração, ao seu próximo como Jesus nos ama e a de ser humilde na busca de sua santificação pessoal.

A INTERPRETAÇÃO DO SONHO DE OZORDEM

– Você conseguiu interpretar seu sonho?

– Não. Deus lhe deu a interpretação?

– Sim. Vou lhe dizer. O esqueleto mumificado que se mexia devagar representa você numa lenta morte espiritual. Pela vida que estava levando, você tinha perdido toda a beleza da santidade e estava assumindo cada vez mais a feiura do pecado.

As gazes podres que envolviam o esqueleto representam as ilusões das coisas do mundo e seus próprios pensamentos, que lhe levaram ao afastamento de Deus.

Os buracos escuros dos olhos representam que você estava sem ter muita consciência, olhando e se interessando mais pelo que leva à condenação do que pelo que leva à salvação.

O buraco escuro da boca, representa que você estava mais propenso a ouvir e falar as palavras dos demônios do que ouvir e falar a Palavra de Deus.

A voz que ouviu dizendo que você tinha sido julgado por ter abandonado o bom caminho, por ter se tornado mau, e que nada de bom tinha sido encontrado em você, que você estava condenado, representa um aviso de Deus para lhe chamar ao arrependimento, à mudança de vida, e assim poder lhe salvar; não representa um decreto de condenação irrevogável. Por isso, fique em paz. Na paz de Jesus.

DEUS AMEAÇOU OS NINIVITAS PARA SALVÁ-LOS, NÃO PARA CUMPRIR A AMEAÇA

– Ozordem! No Livro de Jonas, capítulo três, lemos que Deus mandou Jonas dizer aos ninivitas que a cidade de Nínive iria ser destruída.

“Jonas foi pela cidade durante todo um dia, pregando:

 – Daqui a quarenta dias Nínive será destruída”.

(Jn 3,4)

Deus não queria destruir Nínive, mas mandou seu profeta dizer que dentro de quarenta dias Nínive seria destruída. O povo ouviu, acreditou e teve medo. Arrependeram-se, então, de seus pecados, pediram perdão, oraram e jejuaram.

O que Deus fez?

Deus perdoou.

Não destruiu Nínive como tinha dito que iria destruir.

AMEAÇAS CONDICIONAIS DE DEUS

Muitas ameaças de Deus são condicionais. O castigo só cairá sobre o rebelde se não houver arrependimento e retorno a Deus. Se houver arrependimento dos pecados e retorno a Deus, o castigo é totalmente suspenso. No lugar do castigo, Deus derrama muitas bênçãos e graças.

OZORDEM RETORNA A DEUS

Chorando, Ozordem diz:

– Obrigado, Pedro. Amanhã irei à igreja procurar um Padre para confessar meus pecados e voltar a ser a pessoa que Deus quer que eu seja. Arrependo-me de todo o coração por ter me afastado do chamado vocacional que Ele tinha me feito.

No início, não fui para os pecados. Eu rezei mais e li mais a Bíblia, e frequentei mais ainda as Missas. Eu não entendia que é necessário rezar, ler a Bíblia, frequentar os Sacramentos da Igreja dentro dos planos de Deus e não dentro de meus planos.

Não entendia que tinha de fazer a vontade de Deus dentro da vontade Dele e não dentro da minha vontade. Não adianta nada fazer o que é certo dentro da vontade humana, se eu estou fora da vontade de Deus.

Estou entendendo agora o que não entendia antes. Pedro! Fazendo a minha vontade, com o tempo fui enfraquecendo espiritualmente. Tudo começou a dar errado na minha vida. Minha namorada, que era mais louca por mim do que eu por ela, a moça que eu queria para ser minha mulher, deixou-me, apesar de nós termos até planejado nosso casamento.

Fiz de tudo para esquecer logo dela. Arranjei outra namorada, ela também me largou. Arranjei outra, ela me traiu. Arranjei outra, traiu-me também. Arranjei outra, com ela fiz novos amigos, comecei a seguir os conselhos das novas amizades, em pouco tempo eu comecei a ceder às tentações e cair nos pecados.

Depois que caí, não havia em mim forças para querer deixar os pecados. E assim me lancei neles. Essa outra namorada, um dia estando nós dois na sala de meu apartamento, olhou para mim, riu de modo esquisito, fiquei todo arrepiado com o olhar e sorriso dela, depois deu uma grande gargalhada, abriu a porta e saiu batendo a porta com muita força.

Imediatamente abri a porta para falar com ela, mas ela tinha sumido. Não estava em nenhum dos lados do corredor, nem no elevador do qual saía um amigo. Perguntei se tinha alguém com ele. Ele disse que tinha subido sozinho.

Não sei o que aconteceu, nunca mais a vi. O número do telefone, as nossas mensagens, não estão mais no celular, as mídias sociais dela sumiram da internet. De lá para cá não consigo arranjar uma namorada, mesmo tendo muita mulher no mundo.

Estou cansado de pecar, estou vazio, tornei-me um peso para meus familiares, estou cansado de mim mesmo. Amanhã irei procurar um padre para me confessar. Estou ansioso por esse momento.

Pedro! Eu lhe afirmo que deste momento em diante eu voltei a Deus. Amanhã irei ao confessionário, coisa que há muito tempo não fazia.

– Ozordem! Não precisa esperar o amanhã chegar para se confessar, o Padre Eli está aqui confessando. Entre na fila.

Quando Pedro disse para Ozordem entrar na fila, um milagre aconteceu. Ozordem se sentiu tão bem, que se levantou e foi andando como se não estivesse doente. Ao voltar da confissão, seu semblante era de muita felicidade.

Oremos!

Senhor Jesus!

Vós dissestes que “aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mt 10, 22)

Dai-me, Senhor, o dom da perseverança.

Jesus! Tudo depende de Vós. Fazei-me querer e realizar a vontade de Deus, “Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em (nós) o querer e o executar”. (Fl 2,13)

. . .

Deus, que é bom, misericordioso e poderoso, abençoe-nos a todos.
J.V.

Escreva seu comentário