Você que tomou a decisão de se Consagrar a Jesus por Maria pelo método de São Luís Maria Grignion de Montfort e hoje inicia sua preparação de 33 dias até o DIA ESCOLHIDO PARA SUA CONSAGRAÇÃO, teremos aqui as orações indicadas no Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem e também traremos textos bíblicos e reflexões que nos auxiliarão a meditar nos temas que nos propõe São Luís.


12 DIAS PRELIMINARES
Empregados em desapegar-se do espírito do mundo


LEITURA BÍBLICA

“Não ajunteis para vós tesou­ros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam.”

(Mt 6, 19-20)

TEXTO MEDITAÇÃO OU REFLEXÃO

IMITAÇÃO DE CRISTO
LIVRO TERCEIRO – CAPÍTULO 21

Como se deve repousar em Deus, acima de todos os bens

CAPÍTULO XXI
Como se deve repousar em Deus, acima de todos os bens

A alma fiel: ― Ó minha alma, acima de tudo e em tudo, dos santos. Dulcíssimo e amantíssimo Jesus, fazei que eu descanse em vós, acima de todas as criaturas; sobre toda a saúde e formosura; sobre toda a honra e glória, poder e dignidade; sobre toda a ciência e sutileza; sobre todas as riquezas e artes; sobre toda a fama e louvor; sobre todas as doçuras e consolações, esperanças e promessas, todos os méritos e desejos; sobre todas as dádivas e graças, que possais me conceder ou infundir; sobre todo o gozo e júbilo, que a alma possa receber e experimentar; finalmente sobre todas as coisas visíveis e invisíveis e acima de tudo que não sois vós, Deus meu.

Porque vós, Senhor Deus meu, sois, acima de todas as coisas, soberanamente bom. Somente vós altíssimo e poderosíssimo; somente vós suficientíssimo e pleníssimo; somente vós suavíssimo e amabilíssimo; somente vós belíssimo, amabilíssimo e gloriosíssimo sobre todos as coisas; em quem existiram e existirão, simultaneamente e perfeitamente, todos os bens. Por isso é pouco e insuficiente tudo o que fora de vós possais conceder, revelar ou prometer. Pois, certamente, não pode o meu coração encontrar verdadeiro repouso, perfeito contentamento, se, elevando-se acima de todos os dons e de todas as criaturas, não descansar em vós.

Ó Jesus Cristo, esposo diletíssimo de minha alma, amor puríssimo e senhor absoluto de todas as criaturas! Quem me dera asas de verdadeira liberdade, para voar e repousar em vós! Oh! Quando me será concedido desprender-me inteiramente de mim mesmo e ver como sois suave, Senhor Deus meu! Quando me recolherei plenamente em vós para que, possuído de vosso amor, não me sinta a mim mesmo, mas só a vós, acima de toda a medida e de um modo que nem todos conhecem? Agora, porém, não cesso de gemer e, cheio de dores, levo a minha infelicidade, pois neste vale de lágrimas, ocorrem muitos males, que, umas vezes, me perturbam, contristam e anuviam a alma; outras vezes, me embaraçam, distraem, enleiam e impedem que tenha livre acesso junto de vós, nem me deixam gozar da doçura dos vossos amplexos, sempre prodigalizados aos espíritos bem-aventurados. Deixai-vos enternecer por meus suspiros e por tanta desolação, que há sobre a terra.

Ó Jesus, esplendor da eterna glória, consolador da alma desterrada; a minha boca emudece diante de vós; o meu silêncio é que fala por mim. Até quando tardará a vir o meu Senhor? Venha a mim, seu pobre servo e me alegre. Estenda a sua mão e livre este miserável de toda a angústia. Vinde, vinde; que sem vós não haverá dia ou hora feliz; porquanto sois a minha alegria e sem vós para mim tudo é vazio. Mísero sou e como que encarcerado e carregado de grilhões, até que me conforteis com a luz da vossa presença, me restituais a liberdade e mostreis o vosso semblante amigo.

Busquem outros o que quiserem, em lugar de vós; quanto a mim não me agrada nem agradará outra coisa, senão vós, Deus meu, esperança minha e salvação eterna. Não me calarei, nem cessarei de orar, até que torne a vir a vossa graça e me faleis interiormente.

Cristo: ― Aqui me tens. Eis que vim a ti, porque me chamaste. As tuas lágrimas e os desejos da tua alma, a humildade e a contrição de teu coração me inclinaram e trouxeram a ti.

A alma fiel: ― E disse: Senhor, clamei por vós e desejei possuir-vos, disposto a renunciar tudo por vosso amor. Fostes vós que, primeiramente, me iniciastes a procurar-vos. Sede, pois, bendito, vós, que usastes de tanta bondade para com o vosso servo, segundo a vossa infinita misericórdia. Que mais tem a dizer vosso servo, em vossa presença senão humilhar-se, profundamente, diante de vós e lembrar-se sempre das próprias iniquidades e vilezas? Nada há semelhante a vós em todas as maravilhas do céu e da terra. embaraçam, distraem, enleiam e impedem que tenha livre acesso junto de vós, nem me deixam gozar da doçura dos vossos amplexos, sempre prodigalizados aos espíritos bem-aventurados. Deixai-vos enternecer por meus suspiros e por tanta desolação, que há sobre a terra. Perfeitíssimas são as vossas obras, retos os vossos juízos e a vossa providência rege todas as coisas. Louvor e glória, pois, a vós, ó Soberania do Pai! Sede para sempre louvado e bendito pela minha boca, pela minha alma e por todas as criaturas.


ORAÇÃO – VENI CREATOR SPIRITUS

VINDE, ESPÍRITO CRIADOR

Vem, ó Criador Espírito,
As almas dos teus visita;
Os corações que criaste,
Enche de graça infinita.

Tu, Paráclito és chamado
Dom do Pai celestial,
Fogo, caridade, fonte Viva
e unção espiritual.

Tu dás septiforme graça;
Dedo és da destra paterna;
Do Pai, solene promessa,
Dás força da voz superna.

Nossa razão esclarece,
Teu amor no peito acende,
Do nosso corpo a fraqueza
Com tua força defende.

De nós afasta o inimigo.
Dá-nos a paz sem demora,
Guia-nos; e evitaremos
Tudo quanto se deplora.

Dá que Deus Pai e seu Filho
Por ti nós bem conheçamos,
E em ti, Espírito de ambos
Em todo tempo creiamos.

A Deus Pai se dê a glória
E ao Filho ressuscitado,
Paráclito e a ti também
Com louvor perpetuado.

Amém.

Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado.
E renovareis a face da terra.


Oremos.
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo; concedei-nos que no mesmo Espírito conheçamos o que é reto, e gozemos sempre as suas consolações. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

VENI, CREATOR SPIRITUS | VINDE ESPÍRITO SANTO

ORAÇÃO – AVE MARIS STELLA

Ave Estrela do Mar,
De Deus Mãe bela, 
Sempre Virgem, 
Da morada Celeste, feliz entrada.

Ó tu que ouviste da boca Do anjo a saudação;
Dá-nos paz e quietação;
E o nome de Eva troca.

As prisões aos réus desata. 
E a nós, cegos, alumia;
De tudo que nos maltrata nos livra, 
O bem nos granjeia. 

Ostenta que és Mãe, 
Fazendo que os rogos do povo seu
Ouça aquele que, nascendo por nós,
Quis ser Filho teu.

Ó Virgem especiosa,
Toda cheia de ternura,
Extintos nossos pecados,
Dá-nos pureza e brandura.

Dá-nos uma vida pura,
Põe-nos em via segura,
Para que a Jesus gozemos,
E sempre nos alegremos.
A Deus Pai veneremos;
A Jesus Cristo também,
E ao Espírito Santo;
Demos aos Três um louvor.

Amém.

AVE, MARES STELLA | AVE, ESTRELA DO MAR

Escreva seu comentário