Você que tomou a decisão de se Consagrar a Jesus por Maria pelo método de São Luís Maria Grignion de Montfort e hoje inicia sua preparação de 33 dias até o DIA ESCOLHIDO PARA SUA CONSAGRAÇÃO, teremos aqui as orações indicadas no Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem e também traremos textos bíblicos e reflexões que nos auxiliarão a meditar nos temas que nos propõe São Luís.


12 DIAS PRELIMINARES
Empregados em desapegar-se do espírito do mundo


LEITURA BÍBLICA

“Se alguém vem a mim e se não me ama mais que seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo. Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la? Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele, dizendo: Este homem principiou a edificar, mas não pode terminar. Ou qual é o rei que, estando para guerrear com outro rei, não se senta primeiro para considerar se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, quando o outro ainda está longe, envia-lhe embaixadores para tratar da paz. Assim, pois, qualquer um de vós que não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo. O sal é uma coisa boa, mas se ele perder o seu sabor, com que o recuperará? Não servirá nem para a terra nem para adubo, mas será lançado fora. O que tem ouvidos para ouvir, ouça!”

Lc 14, 26-35

TEXTO MEDITAÇÃO OU REFLEXÃO

IMITAÇÃO DE CRISTO
LIVRO TERCEIRO – CAPÍTULO 15

como se deve sentir e falar de tudo o que se deseja

Cristo: ― Filho, dize em todas as coisas: Senhor, se é de vosso agrado, faça-se isto assim. Se for honra vossa, assim se cumpra em vosso nome. Senhor, se vos parecer que me convém e julgardes que isto me seja proveitoso, concedei-me que use disto para vossa glória. Se, porém, conhecerdes que me será nocivo e sem proveito para a minha alma, afastai de mim tal desejo. Porque nem todo desejo procede do Espírito Santo, ainda que aos homens pareça justo e bom. É difícil discernir com acerto se é o espírito bom ou mau que te leva a desejares isto ou aquilo; ou se és impelido pelo teu próprio espírito. Muitos que, no princípio, se julgavam movidos pelo bom espírito, acharam-se, no fim, enganados.

Por isso, com temor de Deus e humildade de coração, deves desejar e pedir sempre tudo o que te parecer digno de ser desejado e, particularmente, me entregarás tudo, com perfeita resignação, dizendo: Senhor, bem sabeis o que é melhor; faça-se isto ou aquilo, segundo a vossa vontade. Dai-me o que quiserdes, quanto quiserdes e quando quiserdes. Fazei de mim como entendeis, como vos agradar e for para maior glória vossa. Ponde-me onde quiserdes e disponde de mim, livremente, em tudo. Estou em vossas mãos; virai-me e revolvei-me em todos os sentidos. Eis aqui o vosso servo, pronto para tudo; porque não desejo viver para mim, mas, somente, para vós, oxalá o faça digna e perfeitamente!

ORAÇÃO

Para cumprir a vontade de Deus

Concedei-me, benigníssimo Jesus, a vossa graça, para que esteja comigo, trabalhe comigo e comigo persevere até o fim. Dai-me que sempre deseje e queira o que vos for mais aceito e agradável. A vossa vontade seja a minha e a minha siga sempre a vossa e com ela, perfeitamente, se conforme. Tenha eu convosco um só querer e não querer; nem eu queira ou deixe de querer senão o que vós quereis ou não quereis.

Concedei-me que eu morra para tudo que é do mundo e que deseje, por amor de vós, ser desprezado e desconhecido na terra. Dai-me que, acima de todas as coisas, em vós repousem todos os meus desejos e que o meu coração descanse em vós. Sois a verdadeira paz do coração e o seu único sossego; fora de vós tudo é sofrimento e inquietação. Nesta paz verdadeira, que sois vós, único, sumo e eterno bem, dormirei e descansarei (Sl 5,10).


ORAÇÃO – VENI CREATOR SPIRITUS

VINDE, ESPÍRITO CRIADOR

Vem, ó Criador Espírito,
As almas dos teus visita;
Os corações que criaste,
Enche de graça infinita.

Tu, Paráclito és chamado
Dom do Pai celestial,
Fogo, caridade, fonte Viva
e unção espiritual.

Tu dás septiforme graça;
Dedo és da destra paterna;
Do Pai, solene promessa,
Dás força da voz superna.

Nossa razão esclarece,
Teu amor no peito acende,
Do nosso corpo a fraqueza
Com tua força defende.

De nós afasta o inimigo.
Dá-nos a paz sem demora,
Guia-nos; e evitaremos
Tudo quanto se deplora.

Dá que Deus Pai e seu Filho
Por ti nós bem conheçamos,
E em ti, Espírito de ambos
Em todo tempo creiamos.

A Deus Pai se dê a glória
E ao Filho ressuscitado,
Paráclito e a ti também
Com louvor perpetuado.

Amém.

Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado.
E renovareis a face da terra.


Oremos.
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo; concedei-nos que no mesmo Espírito conheçamos o que é reto, e gozemos sempre as suas consolações. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

VENI, CREATOR SPIRITUS | VINDE ESPÍRITO SANTO

ORAÇÃO – AVE MARIS STELLA

Ave Estrela do Mar,
De Deus Mãe bela, 
Sempre Virgem, 
Da morada Celeste, feliz entrada.

Ó tu que ouviste da boca Do anjo a saudação;
Dá-nos paz e quietação;
E o nome de Eva troca.

As prisões aos réus desata. 
E a nós, cegos, alumia;
De tudo que nos maltrata nos livra, 
O bem nos granjeia. 

Ostenta que és Mãe, 
Fazendo que os rogos do povo seu
Ouça aquele que, nascendo por nós,
Quis ser Filho teu.

Ó Virgem especiosa,
Toda cheia de ternura,
Extintos nossos pecados,
Dá-nos pureza e brandura.

Dá-nos uma vida pura,
Põe-nos em via segura,
Para que a Jesus gozemos,
E sempre nos alegremos.
A Deus Pai veneremos;
A Jesus Cristo também,
E ao Espírito Santo;
Demos aos Três um louvor.

Amém.

AVE, MARES STELLA | AVE, ESTRELA DO MAR

Escreva seu comentário