Você que tomou a decisão de se Consagrar a Jesus por Maria pelo método de São Luís Maria Grignion de Montfort e hoje inicia sua preparação de 33 dias até o DIA ESCOLHIDO PARA SUA CONSAGRAÇÃO, teremos aqui as orações indicadas no Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem e também traremos textos bíblicos e reflexões que nos auxiliarão a meditar nos temas que nos propõe São Luís.


12 DIAS PRELIMINARES
Empregados em desapegar-se do espírito do mundo


LEITURA BÍBLICA

“Jesus disse-lhes: “Vi Satanás cair do céu como um raio. Eis que vos dei poder para pisar serpentes, escorpiões e todo o poder do inimigo. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos estão sujeitos, mas alegrai-vos porque os vossos nomes estejam escritos nos céus”. Naquela mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: “Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. E voltou-se para os seus discípulos e disse: “Ditosos os olhos que veem o que vós vedes, pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram”. Levantou-se um doutor da Lei e, para pô-lo à prova, perguntou: “Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna?”. Disse-lhe Jesus: “Que está escrito na Lei? Como é que lês?”. Respondeu ele: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento (Dt 6,5); e a teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19,18). Falou-lhe Jesus: “Respondeste bem; faze isto e viverás.”

Lc 10, 18-28

TEXTO MEDITAÇÃO OU REFLEXÃO

IMITAÇÃO DE CRISTO
LIVRO TERCEIRO – CAPÍTULO 34

como deus é suave pra quem o ama acima de tudo

A alma fiel: ― Meu Deus e meu tudo! Que mais quero? Que maior felicidade posso desejar? Oh! palavra doce e agradável, mas a quem ama ao Verbo e não ao mundo. Meu Deus e meu tudo! Para quem entende isto é tudo; para quem ama, é uma delícia repeti-lo muitas vezes. Na verdade, estando vós presente, tudo se torna aprazível; mas, se vós vos ausentais, tudo causa tédio. Vós tranquilizais o coração, dais grande paz e festiva alegria. Vós nos ensinais a julgar bem de tudo e a louvar-vos em tudo; nem pode, sem vós, alguma coisa vos agradar por muito tempo. Se, porém, alguma coisa existe que deva ser agradável e saborosa, importa que lhe assista a vossa graça e a tempere a vossa sabedoria.

Para quem experimenta o sabor da vossa graça, que haverá de desagradável? E que coisa poderá ser agradável a quem em vós não se deleite? A vossa sabedoria confunde os sábios deste mundo e os que seguem a carne; porque nuns encontra-se muita vaidade e nos outros a morte. Mas aqueles que, pelo desprezo das coisas mundanas e pela mortificação da carne, vos seguem, mostram-se verdadeiramente sábios; pois que passam da vaidade para a verdade, da carne para o espírito. Esses têm o sabor das coisas de Deus e tudo que de bom encontram nas criaturas, referem-no, inteiramente, à glória do Criador. Diferente, porém, e mui diferente é o sabor do Criador e o da criatura, do tempo e da eternidade, da luz incriada e do reflexo da luz.

Ó luz perpétua, superior a todas as luzes criadas, lançai lá de cima um dos vossos raios, que penetre o mais íntimo do meu coração! Purificai, alegrai, esclarecei e vivificai o meu espírito com as suas potências, para que, em transportes de júbilo, a vós se una com todas as forças. Ah! Quando virá essa hora feliz e suspirada, em que me saciareis da vossa presença e sereis para mim tudo em todas as coisas! Enquanto isso não me for dado, não gozarei de perfeita alegria. Mas, ai! Ainda vive em mim o homem velho; não está, de todo, crucificado, nem completamente morto. Ainda se revolta fortemente contra o espírito, move guerras intestinas e não permite que em minha alma reine a paz.

Ó vos que dominais a impetuosidade dos mares e aplacais o furor das ondas, levantai-vos, ajudai-me (Sl 89,10). Manifestai, vo-lo peço, as vossas maravilhas e será glorificada a vossa destra; porque não há outra esperança nem refúgio para mim, senão em vós, Senhor Deus meu.


ORAÇÃO – VENI CREATOR SPIRITUS

VINDE, ESPÍRITO CRIADOR

Vem, ó Criador Espírito,
As almas dos teus visita;
Os corações que criaste,
Enche de graça infinita.

Tu, Paráclito és chamado
Dom do Pai celestial,
Fogo, caridade, fonte Viva
e unção espiritual.

Tu dás septiforme graça;
Dedo és da destra paterna;
Do Pai, solene promessa,
Dás força da voz superna.

Nossa razão esclarece,
Teu amor no peito acende,
Do nosso corpo a fraqueza
Com tua força defende.

De nós afasta o inimigo.
Dá-nos a paz sem demora,
Guia-nos; e evitaremos
Tudo quanto se deplora.

Dá que Deus Pai e seu Filho
Por ti nós bem conheçamos,
E em ti, Espírito de ambos
Em todo tempo creiamos.

A Deus Pai se dê a glória
E ao Filho ressuscitado,
Paráclito e a ti também
Com louvor perpetuado.

Amém.

Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado.
E renovareis a face da terra.


Oremos.
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo; concedei-nos que no mesmo Espírito conheçamos o que é reto, e gozemos sempre as suas consolações. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

VENI, CREATOR SPIRITUS | VINDE ESPÍRITO SANTO

ORAÇÃO – AVE MARIS STELLA

Ave Estrela do Mar,
De Deus Mãe bela, 
Sempre Virgem, 
Da morada Celeste, feliz entrada.

Ó tu que ouviste da boca Do anjo a saudação;
Dá-nos paz e quietação;
E o nome de Eva troca.

As prisões aos réus desata. 
E a nós, cegos, alumia;
De tudo que nos maltrata nos livra, 
O bem nos granjeia. 

Ostenta que és Mãe, 
Fazendo que os rogos do povo seu
Ouça aquele que, nascendo por nós,
Quis ser Filho teu.

Ó Virgem especiosa,
Toda cheia de ternura,
Extintos nossos pecados,
Dá-nos pureza e brandura.

Dá-nos uma vida pura,
Põe-nos em via segura,
Para que a Jesus gozemos,
E sempre nos alegremos.
A Deus Pai veneremos;
A Jesus Cristo também,
E ao Espírito Santo;
Demos aos Três um louvor.

Amém.

AVE, MARES STELLA | AVE, ESTRELA DO MAR

Escreva seu comentário