O Ângelus é orado às 6 horas da manhã, ao meio dia e às 18 horas. Antigamente as Igrejas tocavam os sinos nesses horários convidando o povo à oração.

Transforme seu celular em sinos da igreja, fazendo-o tocar nestes horários, lembrando-lhe de orar. Você pode rezar sozinho ou com outras pessoas.

O que é o Angelus?

O Angelus é uma oração composta por três invocações, cada uma com a sua resposta, e as três juntas descrevem o mistério da Encarnação de Jesus Cristo. Recitado três vezes ao dia: às 6 da manhã, ao meio-dia e às 18 horas, momento em que é tocado o sino do Angelus. (antigamente as igrejas tocavam os sinos nesses horários convidando as pessoas para a oração.

O nome Angelus deriva do primeiro verso da oração em latim: “Angelus Domini nuntiavit Mariae”.

O Papa Sisto IV (1414 – 1484) concedeu indulgência especial aos que recitassem essas Ave-Marias nos três horários.

Angelus do Papa

Desde o Papa Pio XII, aos Domingos e nas Solenidades, na praça de São Pedro no Vaticano, o Papa recita esta oração ao meio dia junto com uma breve reflexão bíblica e seguido de uma saudação aos peregrinos.

Regina Coeli

De acordo com a Tradição da Igreja, a oração acima deve ser substituída por outra oração no período que vai da Páscoa até o Pentecoste. Trata-se da oração do Regina Coeli, a qual recorda a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

ORAÇÃO

O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria…

Eis aqui a escrava do Senhor.
Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
Ave Maria…

E o Verbo se fez carne.
E habitou entre nós.
Ave Maria…

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS. Infundi, Senhor, como Vos pedimos, a Vossa graça nas nossas almas, para que nós, que pela Anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo, Vosso Filho, pela Sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. (3x)

1 comentário

Os comentários estão encerrados.