Pange Lingua

No ano 1264, o Papa Urbano IV convocou vários monges para comporem um Ofício para a celebração do Corpus Christi. Estando os religiosos reunidos, pediram que Santo Tomás fosse o primeiro a ler o que havia composto. Enquanto lia em voz alta, tamanha foi a comoção gerada que nenhum outro monge se atreveu a ler as suas versões, dentre eles estava também São Boaventura que rasgou o seu em pedaços.

Essa foi a origem do Hino Latino Pange Lingua do qual foram extraídas as duas últimas estrofes para serem cantadas durante as adorações e bênção do Santíssimo Sacramento.

Tantum Ergo – INDULGÊNCIAS

As duas ultimas estrofes do Pange Lingua passaram a ser cantadas durante a bênção do Santíssimo Sacramento. Por iniciarem-se com as palavras “Tantum Ergo”, a Igreja passou assim a chamar essa oração que foi posteriormente enriquecida com uma indulgência parcial que é concedida a todo católico que a recite. Essa indulgência torna-se plenária quando a recitação é feita na Quinta-Feira Santa ou no dia do Corpus Christi.

A oração final foi adicionada posteriormente e não constitui parte do hino original.

ORAÇÃO – Tão Sublime Sacramento (Português)

Tão sublime Sacramento
Adoremos neste Altar,
Pois o Antigo Testamento
Deu ao Novo seu lugar.
Venha a fé por suplemento,
Os sentidos completar.

Ao Eterno Pai cantemos,
E a Jesus, o Salvador;
Ao Espírito exaltemos,
Na Trindade, eterno Amor:
Ao Deus Uno e Trino demos
A alegria do louvor. Amém.

S: Do céu lhes destes o Pão.
T: Que contém todo sabor.

Oremos

Deus, que neste admirável Sacramento, nos deixastes o memorial da Vossa Paixão, concedei-nos tal veneração pelos sagrados mistérios do Vosso Corpo e Vosso Sangue, que experimentamos sempre em nós a Sua eficácia redentora. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

Bendito seja Deus.
Bendito seja o Seu Santo Nome.
Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.
Bendito seja o Nome de Jesus.
Bendito seja o Seu Sacratíssimo Coração.
Bendito seja o Seu Preciosíssimo Sangue.
Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar.
Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
Bendita seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima.
Bendita seja a sua santa e Imaculada Conceição.
Bendita seja a sua gloriosa Assunção.
Bendito seja o Nome de Maria, Virgem e Mãe.
Bendito seja São José, seu castíssimo esposo.
Bendito seja Deus nos Seus Anjos e nos Seus Santos.

Deus e Senhor nosso, protegei a Vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as Vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o Papa; sobre o nosso (Arce)Bispo, sobre o nosso Pároco, sobre todo o clero, sobre o chefe da Nação e do Estado, e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade, para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei, com os efeitos contínuos de Vossa bondade, o Brasil, este (arce)bispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular e a todas as pessoas por quem somos obrigados a orar, ou que se recomendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório; dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna.


Hymnus – Tantum ergo

Momento de oração presidido pelo Papa Francisco no Adrio da Basílica de São Pedro no dia 27 de Março de 2020


ORAÇÃO – Tantum Ergo (Latim)

Tantum ergo Sacramentum
Veneremur cernui:
Et antiquum documentum
Novo cedat ritui:
Præstet fides
supplementum
Sensuum defectui.
Genitori, Genitoque
Laus et jubilatio,
Salus, honor, virtus quoque
Sit et benedictio:
Procedenti ab utroque
Compar sit laudatio.
Amen.

V. Panem de caelo praestitisti eis.(Alleluja)

R. Omne delectamentum in se habentem.(Alleluja)

V. Oremus: Deus, qui nobis sub sacramento mirabili, passionis tuae memoriam reliquisti: tribue, quaesumus, ita nos corporis et sanguinis tui sacra mysteria venerari, ut redemptionis tuae fructum in nobis iugiter sentiamus. Qui vivis et regnas in saecula saeculorum.
R. Amen.


CONHEÇA MAIS ORAÇÕES CATÓLICAS
ACESSE A PÁGINA ORAÇÕES


EU SOU O BOM PASTOR
NEM EU TE CONDENAREI
TENDE CONFIANÇA, SOU EU, NÃO TEMAIS
NÃO ESTÁ MORTA, MAS DORME!
TEM CONFIANÇA, VAI EM PAZ E FICA SÃ
VAI EM PAZ
NÃO CHORES!

#destaque angustias desta vida Ano de São José Ascânio Brandão ave maris stella Breviário da Confiança catecismo chagas COnsagração a nossa senhora Consagração por meio de Maria Consagração total Cruz doutrina ESTRELA DO MAR eternidade eucaristia indulgencias por méritos de São José Live Oracional Maria meditação misericórdia Nossa Senhora ofício Oração oração a são josé Padre Júlio Maria Paixão de Cristo palha PUREZA purgatório Sagrada Família Santa Teresa de Jesus Santo Afonso de Ligório santo agostinho Semana santa São José são joão da cruz São Luís de Montfort são pedro São Pio X Trigo VINDE ESPÍRITO SANTO Vinde Espírito Criador virgem maria


ASSINE NOSSA NEWSLETTER