O Perigo nas Redes Sociais

VOCAÇÃO DE JESUS!
Deus seja amado com todas as forças de nosso coração e de nossa alma.

08/11/2021

Antes de iniciar a leitura dessa meditação, aconselho você a se preparar interiormente através desse método de RECOLHIMENTO DIANTE DE DEUS.
https://vocacaodejesus.com/meditacao/recolhimento-diante-de-deus/

.Capítulo 01
O PODER, VINDO DE DEUS, QUE PROTEGE O HOMEM E O ABENÇOA EM TODAS AS DIMENSÕES DE SUA VIDA

Muitos homens que ainda não conheceram a Jesus Cristo, outros que jamais O conhecerão, por recusarem esse conhecimento, estão à procura do poder para realizarem seus desejos, para conseguirem o que querem. Querem o poder por causa do que pensam conseguir com ele. A esse poder que procuram, muitos pensam ser:

  • o dinheiro;
  • a riqueza;
  • a fama;
  • a competência de criar um negócio e ter sucesso financeiro acima dos outros;
  • a autoridade de governo no meio político;
  • o domínio das artes de feitiçaria, magia, bruxaria, comunicação com os mortos;
    o pacto com Satanás.

Muitos estão em busca de um poder para usá-lo em seu próprio benefício. Querem o poder, sem ter real consciência do que é o falso e o verdadeiro poder. Nada entendem do único e real poder, mas querem o poder. Por causa dessa obstinação, são enganados por si mesmos através dos seus pensamentos equivocados; são enganados pelas forças malignas que atuam nos ares, na terra, na natureza,

“os principados e potestades deste mundo tenebroso, as forças espirituais do mal espalhadas nos ares”

(CF. Ef 6,12).

Na realidade, por terem sido criados por Deus, estes homens que procuram o poder para se satisfazer, querem a felicidade; suas almas sentem a necessidade de serem felizes. Mas por só conhecerem a falsa felicidade do mundo, e não conhecerem a verdadeira felicidade nem o caminho para quem os pode fazer feliz, são enganados pelas potestades dos ares, por buscarem a felicidade com intenções e meios errados.

Quem desses homens conseguiu humanamente o que queria em dinheiro, riqueza, fama, sem ter conhecido o único Deus que dá a felicidade, continua ainda à procura da felicidade, de preencher o vazio da alma. O dinheiro, a fama e tudo o que conseguiram não os satisfazem, não os realizam plenamente.

Sentem-se alegres, sem perceberem que a alegria que sentem é a alegria do tolo, do vazio. Sentem-se realizados no sucesso humano, mas a própria realização do sucesso humano na riqueza, na fama, lhes faz ter um sentimento e percepção, o qual resolvem ignorar, pois este sentimento os faz sentir que a riqueza, a fama, nada é. Quando estão sozinhos, pensando e sentindo sobre a solidão de suas vidas, dizem consigo mesmos, em suas muitíssimas noites de insônia:

“Amo o dinheiro, não quero fazer outra coisa a não ser ganhar mais dinheiro. Eu tenho tudo o que o dinheiro pode comprar: tenho sucesso, fama, sou invejado pelas pessoas que querem ser o que eu sou, ter o que eu tenho. Coitados!!! Não sabem que eu estou mais vazio e infeliz do que quando comecei a trabalhar para conseguir o que consegui. Este trabalho me ocupava e eu não sentia tão forte o vazio dentro de mim, mas agora que consegui tudo, não consigo me livrar do vazio, da tristeza, da solidão. Sei ganhar dinheiro, mas não sei o que fazer para sair das angústias e da depressão. Preciso passar o tempo. O único jeito é trabalhar para ganhar mais dinheiro, que é o que sei fazer.”


Ao vermos a situação psicológica e espiritual de milhões de pessoas que se enganam, pensando que a felicidade está nas coisas e prazeres do mundo, e tudo fazem para ter o que julgam ser a fonte da felicidade e realização pessoal, oremos por eles, lembrados das Palavras de Jesus:

“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vem a perder-se a si mesmo e se causa a sua própria ruína?”

(Lc 9,25)

.Capítulo 02
ONDE ESTÁ O PODER, VINDO DE DEUS, QUE PROTEGE O HOMEM E O ABENÇOA EM TODAS AS DIMENSÕES DE SUA VIDA?

Esse poder está na humildade. Na humildade, que é um reconhecimento da total necessidade e dependência da criatura humana diante de seu Criador. A necessidade e dependência do Criador não é entendimento ou sentimento de inação, inatividade, ociosidade. O sentimento de vitimismo, inferioridade, insegurança, temor, condicionamento, subordinação diante do tirano mais forte, na família, ou na religião, ou no governo político, por medo, não é humildade.

A humildade está na simplicidade da criatura que, confiando plenamente na providência divina, crê que “Tudo é possível ao que crê” (Mc 9,23). Por assim crer, sua vida é ativa, muito ativa, mas não na mesma atividade dos homens que fazem muitas coisas, homens que vão e vêm por muitos lugares, muitos ocupados, sem nada conseguirem.

O espírito da verdadeira humildade se movimenta no Espírito Criador de Deus, não na carne humana. “O espírito está pronto, mas a carne é fraca”. (Mt 26,41) São Pio de Pietrelcina conseguiu muito, mesmo dentro de sua cela no mosteiro. Por quê? Porque sua atividade como homem era no Espírito Criador de Deus, não em sua atividade de homem de carne.

É por isso que está na humildade o poder, vindo de Deus, que protege o homem e o abençoa em todas as dimensões de sua vida; não está no dinheiro, apesar de o dinheiro ser necessário; apesar de termos de trabalhar para termos dinheiro, e podermos comprar as coisas necessárias, muitas vezes até desnecessárias à vida. Refiro-me ao desnecessário abençoado por Deus, pois Ele faz as árvores do nosso quintal produzirem frutos além do necessário.
O próprio Jesus precisou de dinheiro para pagar seu imposto, por isso disse a Pedro:

“Vai ao mar, lança o anzol, e ao primeiro peixe que pegares abrirás a boca e encontrarás um estáter*. Toma-o e dá-o por mim e por ti”.

(Mt 17,26)

(*O estáter ou tretrobol (Τετρώβολον) tinha um valor equivalente a 3 dracmas. O dracma era uma moeda de prata, com peso aproximado de 4,3 gramas. Fonte: https://collectgram.com/blog/moedas-dos-tempos-de-jesus/)

.Capítulo 03
A DEMOLIÇÃO DAS POTÊNCIAS HUMANAS DO ORGULHOSO

A Palavra de Deus diz que Deus “Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes”. (Lc 1, 52)

O que Deus fez?

Deus derrubou os poderosos.

Quem são estes poderosos derrubados pelo Senhor?

São os homens orgulhosos.

Todo orgulhoso é abatido, é derrubado pelo Senhor, não importa se o orgulhoso é rico ou pobre, se tem saúde ou está doente, se é jovem, adulto ou velho. Deus demole o material, o psicológico e o espiritual dos orgulhosos. Assim, diz o senhor: “Abaterei todas as potências dos ímpios, enquanto o poder dos justos será exaltado”. (Sl 74,11)

.Capítulo 04
POR QUE O ORGULHOSO É UMA AFRONTA A DEUS?

Porque, se não pensa que é igual a Deus, comporta-se como se fosse, pois aceita dentro do coração sentimentos de alegria e satisfação com o que faz, com o que conquista. Ele não reconhece que tudo vem de Deus. Se não repete as seguintes palavras de Satanás, comporta-se como se assim pensasse: “Subirei sobre as nuvens mais altas e me tornarei igual ao Altíssimo” (Is 14,14).

O orgulhoso admira suas próprias qualidades, não as qualidades de Deus. O orgulhoso que diz crer em Deus, até pode dizer que admira o poder de Deus, mas se concentra mais em se autoadmirar do que em admirar Deus. A prova disso é seu comportamento: ele passa mais tempo pensando e se ocupando dos seus interesses do que dos interesses de Deus.

Sem perceber com clareza, o orgulhoso que diz crer em Deus vai, a cada dia, crescendo na admiração de si próprio, não na admiração de Deus. Quanto mais se autoadmira, mais vai se tornando narcisista; vai fazendo, a cada dia, um conceito mais elevado de suas qualidades físicas, de seus dons humanos para estudar ou trabalhar; sem perceber o que o orgulho traz de mau quando se instala em um coração; sem perceber que o orgulho traz a desonra, a infâmia, o veneno para a alma. Ele vai se deixando levar. “Vindo o orgulho, virá também a ignomínia, mas a sabedoria mora com os humildes”. (Pr 11,2)

Satanás faz de tudo para que muitos orgulhosos de dentro da Igreja Católica que Jesus fundou em Pedro não tenham outros pecados mortais além do orgulho. Muitos, ao fazerem exame de consciência, têm dificuldade de encontrar o que confessar ao Padre, pois não cometem os pecados mortais que muitas outras pessoas cometem. Por quê? Porque nas regras do inferno, o orgulho e a vaidade já são suficientes para manter a alma longe de Deus e levá-la ao inferno no dia da morte de seu corpo.   

O orgulhoso sem muitos pecados mortais é incapaz de se reconhecer orgulhoso, pois não quer reconhecer seu grave pecado de orgulho.  O orgulho e a vaidade sabem se camuflar dentro das boas e más pessoas; sabem como esconder em si os pecados que não são orgulho e vaidade, por isso a pessoa tem dificuldade de lembrar dos seus pecados no confessionário. Mesmo se esforçando, só lembra de alguns. Quando consegue lembrar, o orgulho logo ataca para que a pessoa tenha vergonha de confessar.

.Capítulo 05
NOS ATUAIS TEMPOS, TODO ORGULHOSO É TAMBÉM UM NARCISISTA.

O narcisista nunca quer renunciar a centralização que faz de si mesmo em relação à sua imagem física ou profissional, o personagem de si mesmo que criou para exibir aos outros como puder exibir.

O orgulhoso narcisista, ao não renunciar o amor à sua imagem, “rouba a glória de Deus” (Santa Catarina de Sena). Quem quis para si a atenção que só deve ser dada a Deus foi Satanás, o anjo que caiu do Céu. Não devemos seguir seu exemplo.

Todos devemos nos perguntar:

  • Eu quero a atenção dos outros para mim? Não?
  • Então, por que faço coisas para atrair a atenção sobre mim? 
  • Que tipo de coisa faço? 
  • Eu faço selfies e posto na internet? Sim?
  • Por que quero para mim tanta atenção? 
  • Não deveria eu conduzir as pessoas para Deus e não para mim? 
  • Não estarei roubando a atenção que deve ser dada somente a Deus?
  • O que eu penso de mim mesmo ao publicar tantas fotografias minhas? 
  • Esqueci o que diz a Palavra de Deus?

 “Quem pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo”

(Gl 6,3)

  • Por que sinto necessidade de promover a mim mesmo? Aprovar a mim mesmo? Recomendar-me nas redes sociais? 

“Merece a aprovação não aquele que se recomenda a si mesmo, mas aquele que o Senhor recomenda”.  

(2Cor 10,18)
  • Por que digo a mim mesmo que não tem nada demais fazer o que todo mundo está fazendo nas redes sociais?

.Capítulo 06
A REVOLUÇÃO DA LIBERDADE

Décadas atrás, as pessoas sabiam do mal que o narcisismo faz à alma; mas o inimigo das almas, trabalhando na cultura, conseguiu cegar as pessoas no mundo todo. Satanás conseguiu estabelecer descaradamente a cultura do ego, cultura do “EU”. Essa cultura dominou o comportamento das pessoas, de modo que elas avaliam as suas vidas e a vidas dos outros, partindo de suas próprias experiências, desejos e impulsos sem controle.

Se sentem vontade de dizer ou fazer alguma coisa, seguem o impulso e fazem; e chamam isso de revolução da liberdade.

Pergunta:

Milhões de pessoas querem agradar umas às outras através de suas próprias imagens nas fotografias e vídeos que postam nas redes sociais? Se querem com isso prestar um bom serviço de evangelização, não funciona; pois na evangelização anuncia-se, expressa-se, leva-se a Pessoa de Jesus Cristo, não a pessoa do evangelizador.

A cultura da “selfie”, do ego, do narcisismo, é a cultura das pessoas tentando se agradarem a si mesmas e aos outros, e não de agradarem a Deus. 

São Paulo diz: “É, porventura, o favor dos homens que eu procuro, ou o de Deus? Por acaso tenho interesse em agradar aos homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Cristo”. (Gl 1,10)

Com a cultura da “selfie”, Satanás conseguiu o objetivo de modificar a estrutura da sociedade religiosa, a qual influenciara culturalmente as pessoas para observar a vida, as situações, a história, e treinar a mente para pensar: Pensar em como usar a inteligência de modo lógico, criativo, para melhorar a vida pessoal, familiar, municipal e nacional.

A cultura da “selfie” levou e está levando cada vez mais as pessoas a viverem suas vidas nas redes sociais. 

Jovens que poderiam ser:

  • bons e santos padres;
  • freiras;
  • leigos comprometidos com a Igreja Católica que Jesus fundou em Pedro;
  • bons profissionais, como médicos, enfermeiros, veterinários, químicos, e engenheiros;
  • administradores de empresas;
  • administradores públicos;
  • agricultores;
  • agropecuaristas;
  • gerentes comerciais;
  • criadores de seus próprios negócios, etc;

estão perdendo tempo sem estudar, sem se preparar para terem uma profissão que lhes seja o meio de vida e de utilidade para a sua família e a sociedade.

De outro lado, a cultura da “selfie”, que é um tentáculo do movimento socialista comunista mundial, apoiada pelo globalismo e pelo liberalismo, não conseguiu prender na perda de tempo, nas idiotices e imbecilizações, todos os milhares de jovens que eram decididos e esforçados para se profissionalizar. Infelizmente conseguiu, porém, imbecilizar grande parte destes que conseguiram terminar sua faculdade, recebendo o diploma que lhes autoriza a exercer sua profissão.

.Capítulo 07
COM DIPLOMA NAS MÃOS, MAS…

Presentemente, estes profissionais estão com diploma nas mãos. Estão ganhando um bom dinheiro com seus trabalhos, mas são analfabetos funcionais de situações. Os analfabetos funcionais “estão incapacitados para perceber, compreender os objetivos dos planos e ações do movimento socialista comunista para a tomada do poder a nível mundial”.** 

“Assim como, no analfabetismo funcional, o indivíduo está incapacitado para compreender textos e operações matemáticas, e expressar-se com inteligência lógica; assim, o analfabeto funcional de situações está inapto para compreender a vida usando o raciocínio da inteligência lógica para avaliar situações com neutralidade e justiça.” **

**FONTE: “O temor do Senhor, eis a sabedoria! Fugir do mal, eis a inteligência.” (Jó 28, 28). Vocação de Jesus, 2021. Disponível em: <https://vocacaodejesus.com/meditacao/o-temor-do-senhor-eis-a-sabedoria-fugir-do-mal-eis-a-inteligencia-jo-28-28/>.  Acesso em: 08/11/2021. 

Por estar impedido pela contaminação de ideias progressistas em sua mente, o analfabeto funcional de situações não consegue agir com neutralidade e justiça diante do que contraria o marxismo; por isso, está desqualificado para estudar ou pesquisar com paciência, lucidez e sensatez as circunstâncias que foram provocadas pelos comunistas. Circunstâncias, estas, que estão sendo usadas para a escravização dos povos em todos os países, para a proibição da religião, para a destruição da Igreja Católica, do amor e da fé em Deus, da sociedade, da moralidade e da economia internacional.

.Capítulo 08
A CULPA

Atualmente, milhões de pessoas com diplomas e sem diplomas, pessoas com maior e menor inteligência, pobres e ricos, pessoas que foram bem educadas na religião e na moral, assim como pessoas que não foram educadas na religião, nem moralmente, estão sendo cozinhados na mesma panela cultural da “selfie”.

Todos são praticantes declarados da “selfie” narcisista sem perceber, nem serem capazes de reconhecer que a autoadoração – a adoração da própria imagem – é um pecado de idolatria.

O QUE FAZER?

Comecemos por não culpar ninguém. Todos somos vítimas: eu, você, nós. Não podemos culpar ninguém, pois quando uma cultura ruim predomina numa sociedade, ela consegue cegar a maioria da população. Apenas uma pessoa aqui, outra ali, outra em outro país é que consegue enxergar e alertar para quem quer ouvir sobre como o mal que está agindo na Igreja e na sociedade através da manipulação da mentira. É com o tempo que as pessoas irão percebendo e se saindo da escravidão cultural do mal. Se houver pessoas rezando o Santo Rosário todos os dias, então a cultura do mal vai ser destruída mais rápido.

.Capítulo 09
A AJUDA QUE VEM DA ORAÇÃO E DA INFORMAÇÃO

Em primeiro lugar, são necessários:

  • mais missas;
  • comunhões;
  • orações;
  • jejuns;
  • penitências;
  • leitura da palavra de Deus;
  • e rosário rezado todos os dias.

Em segundo lugar, é necessário:

  • que haja informações das atividades, do modus operandi na terra, na Igreja e nos governos dos homens e dos demônios que servem a Satanás dentro do tempo; diferenciando os que não querem servir ao maligno, mas o servem como idiotas úteis, por serem pessoas desinformadas.

Os idiotas úteis são mais numerosos do que os militantes voluntários conscientes do exército de Satanás na terra.

Como combater a multidão inconsciente do mal que fazem? Que armas usar contra essa massa populacional?

A arma é a oração. É a oração dos católicos, principalmente o Rosário rezado todos os dias, que tem o poder e pode libertar os idiotas úteis das garras de Satanás, da escravidão em que eles se encontram física, mental e espiritualmente.  

Por que temos de orar pela libertação dos idiotas úteis das garras de Satanás?

Primeiramente porque são nossos irmãos. Deus, e nós com Deus queremos a salvação dessas almas. 

Em segundo lugar por entendermos que sem os idiotas úteis o exército de Satanás não teria a força que tem.

.Capítulo 10
ARREGIMENTANDO IDIOTAS ÚTEIS

O terreno que Satanás usa para arregimentar, a cada dia, mais soldados idiotas úteis para servi-lo, são emissoras de TV abertas, redes sociais, livros, revistas, artistas, filmes, novelas e universidades; mas, sobretudo, a omissão das boas pessoas. Satanás soube como transformar esses bons e úteis meios de comunicação e ensino em seus laboratórios de veneno e em maternidades para a gestação de pessoas com personalidades danificadas, com o objetivo de usá-las a serviço do inferno na terra dos homens.  

Assim como homens promíscuos são pessoas de mentalidade e espiritualidade fracas; assim, os orgulhosos narcisistas (ou os orgulhosos e os tolos narcisistas) são pessoas também de mentalidade e espiritualidade fracas. Por isso é necessário a Satanás que as pessoas passem mais tempo exibindo suas imagens nas redes sociais do que ficando diante de Deus em oração. 

O inferno quer que as pessoas passem menos tempo cuidando de suas almas, e mais tempo pensando em:

  • sorrisos;
  • expressões faciais que farão nas fotos;
  • roupas;
  • maquiagens;
  • lugares;
  • poses para fazer suas selfies.

Com esse comportamento, começam:

  • a ficar com preguiça de orar;
  • a ficar com preguiça de ler a Palavra de Deus;
  • a esfriar na vida da fé;
  • a perder a espiritualidade;
  • a perder o entendimento das coisas espirituais;
  • a não ver perigo em ser e viver como são e vivem os pagãos;
  • a crescer no amor e desejo das coisas do mundo.

.Capítulo 11
O VÍCIO DA INTERNET CRIA CADA VEZ MAIS CIBERVICIADOS

Milhões de pessoas não conseguem largar o celular ou o computador por algumas horas. Na Missa vemos católicos saírem para atender ligações em seus celulares; outros, atendem dentro da igreja, até mesmo em momentos como a consagração do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus.

O desprezo e a falta de temor e respeito ao nosso Salvador se evidenciam em seus corações, mas isso não lhes importa. O Senhor é menos importante do que o celular.

O ato de atender ao celular nesse importantíssimo momento litúrgico é mais importante do que se concentrar totalmente na adoração ao Deus que se dá como alimento para que tenhamos a vida eterna.

.Capítulo 12
A ANORMALIDADE DO EXIBICIONISMO DA VIDA PARTICULAR É VISTA COMO NORMALIDADE

Para milhões de pessoas, a exibição de:

  • seus rostos;
  • seus corpos;
  • seus bens;
  • sua vida familiar;
  • sua vida íntima;
  • seu dia a dia;
  • seus passeios;

se transformou em algo normal, natural, pois todo mundo está fazendo a mesma coisa.

Satanás conseguiu juntar a carência humana com o exibicionismo, e fazer do narcisismo um vício natural. O narcisismo é o amor pela própria imagem, é a admiração de si mesmo. Quem está em si, quem não perdeu a noção e o conhecimento do que é normal para o que é anormalidade, enxerga a cultura do autoego; enxergando, não aceita o narcisismo como coisa normal, mesmo que a maioria das pessoas no mundo aceite.

As criaturas aceitaram a cultura da vaidade como se ela fosse um lazer, algo inocente, de modo que pessoas no mundo todo se tornaram adeptas e praticantes fiéis do narcisismo. Para milhões de pessoas, a admiração de si mesmo e o amor pela própria imagem ficaram tão naturais que chegam ao ponto de fazer exposição da sua vida pessoal ou particular para o mundo ver, sem considerar que é um ato imprudente, exibicionista, tolo e narcisista.

As pessoas ficaram viciadas em selfies; fotografam-se e filmam-se com o objetivo de postar nas redes sociais, como se a rede social fosse sua família; como se pudessem confiar em todas as pessoas que têm acesso às suas postagens; como se não houvesse perigo nessa exposição.

.Capítulo 13
UMA COISA É EXPOR E DIVULGAR A PROFISSÃO, O TRABALHO; OUTRA COISA É EXPOR A INTIMIDADE DA VIDA PESSOAL

Milhões de pessoas não sabem mais diferenciar as necessárias postagens de seu trabalho (se seu trabalho exige divulgação), das desnecessárias postagens de suas vidas pessoais.

Satanás conseguiu fazer com que a cultura do narcisismo se tornasse um comportamento normal na sociedade mundial, e até dentro da Igreja; conseguiu fazer com que as pessoas se conformassem com o mundo e renunciassem a transformação de suas vidas interiores pela renovação do Espírito de Deus. Mas Deus não permitirá isso por muito tempo, “A pretensão dos mortais será humilhada, o orgulho dos homens será abatido”. (Is 2,17)

.Capítulo 14
O QUE SALVA x O QUE CONDENA

Satanás está trabalhando no mundo para que as pessoas não possam discernir o que salva do que condena as almas. Os orgulhosos estão presos pelo orgulho, e nesta prisão querem permanecer. A prova é que se se lhes anuncia a verdade, eles se revoltam ao ouvir a verdade que lhes pode salvar. Por este, e por muitos outros motivos, Deus derruba os orgulhosos. 

“O orgulho de um homem leva-o à humilhação, mas o humilde de espírito obtém a glória”.

(Pr 29,23)

“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito”.

(Rm 12,2)

.Capítulo 15
JESUS, MARIA E JOSÉ NA INTERNET!!!

Se Jesus estivesse aqui na terra, ele usaria a Internet para evangelizar, como o Padre Paulo Ricardo usa? Ou Jesus ficaria fazendo selfies de si mesmo para postar, e escrevendo tolices, como se não fosse o Filho de Deus?

Nossa Senhora, Mãe de Jesus, ou São José, se estivessem aqui na terra agora, ficariam fazendo selfies deles mesmos, para postar? Nossa Senhora postaria sua foto fazendo pose de rosto e corpo, com um texto bobo dizendo: “Olá, todos! Estou em Nazaré da Galileia, mas estou querendo ir passear em Jerusalém.”

São José faria um vídeo dele mesmo dizendo tolices como: “Hoje está quente, estou suando muito. O pior é que não sei para onde o jumento foi. Eu queria dar uma volta com Maria e Jesus lá pelo rio Jordão.”?

Santa Faustina ou Santa Teresinha, ou as leigas Beatas Ana Helena Chrzanowska (Hanna Helena Chrzanowska), María Guadalupe Ortiz de Landázuri Fernández de Heredia e Maria Bolognesi fariam selfies de si mesmas usando hábito ou roupas leigas coladas, de modo a modelar seus corpos, dizendo: “a pureza e a modéstia estão no coração e não na roupa”?

.Capítulo 16
A EXALTAÇÃO DOS HUMILDES

“Pretendeis frustrar os planos do humilde, mas o Senhor é seu refúgio”.

(Sl 13,6)

“O Senhor ama o seu povo, e dá aos humildes a honra da vitória”.

(Sl 149,4)

O assunto da cultura da selfie, o qual estamos abordando, só pode ser entendido se houver, ou se se cativar a humildade. Sem ela, o assunto será considerado um exagero, fanatismo religioso, pois o orgulho não permite enxergar a verdade, faz valorizar a mentira, faz o orgulhoso se sentir seguro na falsidade.

Por ser mais fácil ser orgulhoso, pois é difícil ser humilde, muita gente escolhe o orgulho, que é mais fácil. É mais fácil largar o peso da cruz do que carregar a suavidade que o seu carregamento produz; mas poucos entendem o que só se pode entender experimentando por amor a Deus.

“Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado”.

(Mt 23,12)

“Põe tu confiança no Senhor, e segue os seus caminhos. Ele te exaltará e possuirás a terra; a queda dos ímpios verás com alegria”.

(Sl 36,34)

“Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes”.

(Lc 1,52)

“Deus é o juiz; a um Ele abate, a outro exalta”.

(Sl 74,8)

O pecado em nossa carne tudo faz para nos arrastar para longe da humildade. Se não orarmos e vigiarmos, poderemos ser levados pelo orgulho sem nem percebermos. Se orarmos e vigiarmos, enxergaremos o orgulho dentro de nós; combateremos contra ele numa luta em que nosso foco é a humildade.

Cada pensamento, desejo ou ato de humildade, vai enfraquecendo o orgulho, destruindo-o (não completamente, mas quase).

Por que a humildade não destrói o orgulho por completo?

Porque “a carne é fraca”. O orgulho é tão enraizado no ser humano, de tal forma, que Santa Teresa diz que ele “só morre meia hora depois do dono”.

A força do demônio contra uma pessoa é o orgulho que ela não combate com a humildade. A fraqueza do demônio diante de uma pessoa é a humildade que essa pessoa pratica. 

Se uma pessoa se decide pela humildade, o demônio fica perturbado, porque ele “não sabe se defender da humildade” (São Vicente de Paulo).

“Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas”. (Mt 11,29)

Veja abaixo alguns vídeos sobre o perigo das redes sociais:

Deus, que é bom, misericordioso e poderoso, abençoe-nos a todos.
J.V.

ALERTA: PERIGO NAS REDES SOCIAIS


OS PERIGOS DA AUTO-EXPOSIÇÃO NAS REDES SOCIAIS


VEJA COMO A EXPOSIÇÃO NAS REDES SOCIAIS PODE COLOCAR SUA PRIVACIDADE EM RISCO


OS PERIGOS DA EXPOSIÇÃO NAS REDES SOCIAIS


BANDIDOS USAM INFORMAÇÕES NAS REDES SOCIAIS
PARA DAR GOLPE DO SEQUESTRO


OS SEGREDOS DOS DONOS DE REDES SOCIAIS PARA VICIAR E MANIPULAR, SEGUNDO O ‘DILEMA DAS REDES’


(ALERTA) O PERIGO DO CELULAR E DAS REDES SOCIAIS –
SIMON SINEK DUBLADO EM PORTUGUÊS


CELULAR FAZ MAL? O QUE A NEUROCIÊNCIA DIZ


COMO AS REDES SOCIAIS PREJUDICAM O CÉREBRO


OS 4 PERIGOS DAS REDES SOCIAIS


EXCLUSIVO! ESPECIALISTA FALA SOBRE OS PERIGOS DAS
REDES SOCIAIS


OS RISCOS DO EXIBICIONISMO DIGITAL


QUAL O PERIGO DE CRIANÇAS USAREM AS REDES SOCIAIS?


O PERIGO DAS REDES SOCIAIS COBY PERSIN


PERIGO DAS REDES SOCIAIS


O PERIGO DAS REDES SOCIAIS


FACEBOOK: PANE EXPÕE DEPENDÊNCIA MUNDIAL DAS
REDES DE ZUCKERBERG


PERIGOS DA INTERNET


BELEZA NAS REDES SOCIAIS: O PERIGO DE EXAGERAR
EM FILTROS


3 comentários sobre “O Perigo nas Redes Sociais

  1. Foi de muito proveito pra mim essa formação cada vez me deparo com algo na minha vida que tenho que orar e vigiar mais,porque tenho que dar exemplo de comportamento e de vigilância a minha família e as pessoas que convivo.obg Sr. Por ter me agraciado com essa formação. Amém.

  2. Precisamos pedir mesmo a Deus a graça de praticar a humildade por graça de Deus de passar de orgulhoso e vaidoso à humilde e simples com a esperança de ser atendido. Deus é bom precisamos voltar logo pra ele de verdade ele está dentro da vocação dele de Jesus. Obrigado Senhor Jesus por ter nos dado seu amor vocacional.

Escreva seu comentário