ORAÇÃO COMPOSTA PELOS ANJOS RECONHECENDO A SS. VIRGEM COMO RAINHA DO CÉU

Durante o TEMPO PASCAL, substituímos o Angelus pela oração do Regina Coeli às 6h, 12h e 18h.

ÍNDICE
Oração em Português
Oração em Latim
Oração em Vídeo (canto gregoriano)
Partitura

Regina Cœli ou Regina Cæli (em português, “Rainha do Céu”) é um hino dedicado a Nossa Senhora, que, segundo tradição, foi composto pelos próprios anjos. 

Na época do Papa São Grégorio Magno, Roma estava devastada por um transbordamento do rio Tibre que havia alagado a cidade, causando fome e espalhando uma terrível peste. 

Para aplacar a cólera divina, o Papa ordenou uma litania septiforme, uma procissão geral formada por sete cortejos que confluíram para a Basílica Vaticana. 

Enquanto a grande multidão caminhava pela cidade, a pestilência chegou a um tal furor, que no breve espaço de uma hora, oitenta pessoas caíram mortas ao chão. 

Mas São Gregório não cessou um instante de exortar o povo para que continuasse a rezar, e que, diante do cortejo, fosse levado o quadro da Virgem que chora, pintado pelo evangelista São Lucas. 

À medida que a imagem avançava, a área se tornava mais sã e limpa e os efeitos da peste se dissolviam. 

Junto da ponte que une a cidade ao castelo, inesperadamente ouviu-se um coro que cantava, por cima da sagrada imagem: “Regina Coeli, laetare, Alleluia!”, ao qual S. Gregório respondeu: “Ora pro nobis Deum, Alleluia!”. Assim nasceu o Regina Coeli. 

Após o canto, os anjos se colocaram em círculo em torno do quadro. São Gregório Magno, erguendo os olhos, viu sobre o alto do castelo um anjo exterminador que, após enxugar a espada, da qual escorria sangue, colocou-a na bainha, como sinal do cessamento do castigo. Como recordação, o castelo ficou conhecido com o nome de Sant’Angelo. Em sua mais alta torre foi posta a célebre imagem de São Miguel, o anjo exterminador. 

ORAÇÃO – Rainha do Céu (Português)

V/. Rainha do Céu, alegrai-Vos, aleluia.

R/. Porque quem merecestes trazer em vosso seio, aleluia.

V/. Ressuscitou como disse, aleluia.

R/. Rogai a Deus por nós, aleluia.

V/. Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia.

R/. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.

Oremos. Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei- -nos, Vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.


ORAÇÃO – Regina Cæli (Latim)

V/ Regína Cæli, lætáre, alleluia;

R/ Quia quem meruísti portáre, alleluia;

V/ Resurréxit, sicut dixit, alleluia;

R/ Ora pro nóbis Deum, alleluia.

V/ Gaude et lætáre, Virgo Maria, alleluia.

R/ Quia surréxit Dóminus vere, alleluia.

Oremus. Deus, qui per resurrectiónem Filii tui Dómini nostri Jesu Christi mundum lætificáre dignátus es: præsta, quæsumus; ut, per eius Genitrícem Vírginem Mariam, perpétuæ capiámus gáudia vitæ. Per eumdem Christum, Dóminum nostrum. Amém.


CONHEÇA MAIS ORAÇÕES CATÓLICAS
ACESSE A PÁGINA ORAÇÕES


VÍDEO: Regina Caeli – Juliano Ravanello – Gregorian Chants


PARTITURA


EU SOU O BOM PASTOR
NEM EU TE CONDENAREI
TENDE CONFIANÇA, SOU EU, NÃO TEMAIS
NÃO ESTÁ MORTA, MAS DORME!
TEM CONFIANÇA, VAI EM PAZ E FICA SÃ
VAI EM PAZ
NÃO CHORES!

#destaque angustias desta vida Ano de São José Ascânio Brandão ave maris stella Breviário da Confiança catecismo chagas COnsagração a nossa senhora Consagração por meio de Maria Consagração total Cruz doutrina ESTRELA DO MAR eternidade eucaristia indulgencias por méritos de São José Live Oracional Maria meditação misericórdia Nossa Senhora ofício Oração oração a são josé Padre Júlio Maria Paixão de Cristo palha PUREZA purgatório Sagrada Família Santa Teresa de Jesus Santo Afonso de Ligório santo agostinho Semana santa São José são joão da cruz São Luís de Montfort são pedro São Pio X Trigo VINDE ESPÍRITO SANTO Vinde Espírito Criador virgem maria


ASSINE NOSSA NEWSLETTER