RELÓGIO DA PAIXÃO

A meditação na Paixão de Cristo é um caminho seguro para chegar à Santidade, sendo por isso um dos temas preferidos pro muitos santos em toda a história da Igreja. Assim encontramos no livro A IMITAÇÃO DE CRISTO: “O monge que se exercite a meditar, com grande devoção, sobre a Vida santíssima e sobre a Paixão do Senhor, encontrará aí, em abundância, tudo aquilo que lhe é útil e necessário; e não deverá procurar nada de melhor fora de Jesus”.

Assim, somos convidados a acompanhar Nosso Salvador em sua paixão mais detalhadamente através do Relógio da Paixão. São 24 meditações, sobre as últimas horas de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Você pode medita-las de várias formas, segue alguns exemplos, mas fique livre para o modo que Deus lhe inspirar:
– Uma hora por dia, durante 24 dias (não precisa ser na hora exata da meditação)


ÍNDICE


19h
Jesus celebra a Última Ceia

“Chegada que foi a hora, Jesus pôs-se à mesa, e com ele os apóstolos. Disse-lhes: “Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer. Pois vos digo: não tornarei a comê-la, até que ela se cumpra no Reino de Deus.”

(Lc 22, 14-16)

20h
Jesus lava os pés dos Apóstolos

“Levantou-se da mesa, depôs suas vestes e tomando uma toalha cingiu-se com ela. Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido.”

(Jo 13, 4-5)

21h
Jesus institui a Santíssima Eucaristia

“Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: “Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim”. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: “Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós…”

(Lc 22, 19-20)

22h
Jesus faz suas últimas recomendações e vai ao Getsêmani

“Quando vos mandei sem bolsa, sem mochila e sem calçado, faltou-vos porventura alguma coisa?”. Eles responderam: “Nada”. “Mas agora” – disse-lhes ele –, “aquele que tem uma bolsa, tome-a; aquele que tem uma mochila, tome-a igualmente; e aquele que não tiver uma espada, venda sua capa para comprar uma. Pois vos digo: é necessário que se cumpra em mim ainda este oráculo: E foi contado entre os malfeitores. Com efeito, aquilo que me diz respeito está próximo de se cumprir.” Eles replicaram: “Se­nhor, eis aqui duas espadas”. “Basta” – respondeu ele. Conforme o seu costume, Jesus saiu dali e dirigiu-se para o monte das Oliveiras, seguido dos seus discípulos.”

(Lc 22, 35-39)

23h
Jesus entre em agonia

“Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: ‘Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar…’ E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes, então: “Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo.”

(Mt 26, 36-38)

00h
Jesus sua sangue

“Ele entrou em agonia e orava ain­da com mais instância, e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra.”

(Lc 22, 44)

01h
Jesus é traído por Judas e preso

“Jesus ainda falava, quando veio Judas, um dos Doze, e com ele uma multidão de gente armada de espadas e cacetes, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. O traidor combinara com eles este sinal: “Aquele que eu beijar, é ele. Prendei-o!”. Aproximou-se imediatamente de Jesus e disse: “Salve, Mestre”. E beijou-o. Disse-lhe Jesus: “É, então, para isso que vens aqui?”. Em seguida, adiantaram-se eles e lançaram mão em Jesus para prendê-lo.”

(Mt 26, 47-50)

02h
Jesus é conduzido a Anás

“Então a coorte, o tribuno e os guardas dos judeus prenderam Jesus e o ataram. Conduziram-no primeiro a Anás, por ser sogro de Caifás, que era o sumo sacerdote daquele ano. “

(Jo 18, 12-13)

03h
Jesus é levado a Caifás e negado por Pedro

“Simão Pedro seguia Jesus, e mais outro discípulo. Este discípulo era conhecido do sumo sacerdote e entrou com Jesus no pátio da casa do sumo sacerdote, porém Pedro ficou de fora, à porta. Mas o outro discípulo (que era conhecido do sumo sacerdote) saiu e falou à porteira, e esta deixou Pedro entrar. A porteira perguntou a Pedro: “Não és acaso também tu dos discípulos desse homem?”. – “Não o sou” – respondeu ele. Anás enviou-o preso ao sumo sacerdote Caifás. Simão Pedro estava lá se aquecendo. Perguntaram-lhe: “Não és porventura, também tu, dos seus discípulos?” Negou-o, dizendo: “Não!”. Disse-lhe um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro cortara a orelha: “Não te vi eu com ele no horto?”. Mas Pedro negou-o outra vez, e imedia­tamente o galo cantou.”

(Jo 18, 15-17. 24-27)

04h
Jesus é espancado e escarnecido

“Levantou-se o sumo sacerdote e lhe perguntou: “Nada tens a responder ao que essa gente depõe contra ti?”. Jesus, no entanto, permanecia calado. Disse-lhe o sumo sacerdote: “Por Deus vivo, conjuro-te que nos digas se és o Cristo, o Filho de Deus?”. .Jesus respondeu: “Sim. Além disso, eu vos declaro que vereis doravante o Filho do Homem sentar-se à direita do Todo-poderoso, e voltar sobre as nuvens do céu”. .A essas palavras, o sumo sacerdote rasgou suas vestes, exclamando: “Que necessidade temos ainda de testemunhas? Acabastes de ouvir a blasfêmia! .Qual o vosso parecer?”. Eles responderam: “Merece a morte!”. .Cuspiram-lhe então na face, bateram-lhe com os punhos e deram-lhe tapas, .dizendo: “Adi­vinha, ó Cristo: quem te bateu?”

(Mt 26, 62-68)

05h
Jesus é levado ao conselho e declarado réu de morte

“Chegando a manhã, todos os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo reuniram-se em conselho para entregar Jesus à morte.”

(Mt 27, 1)

06h
Jesus é conduzido a Pilatos e acusado

“Ligaram-no e o levaram ao governador Pilatos.”

(Mt 27, 2)

07h
Jesus é escarnecido por Herodes

“Herodes alegrou-se muito em ver Jesus, pois de longo tempo desejava vê-lo, por ter ouvido falar dele muitas coisas, e esperava presen­ciar algum milagre operado por ele. Dirigiu-lhe muitas perguntas, mas Jesus nada respondeu. Ali estavam os príncipes dos sacer­dotes e os escribas, acusando-o com violência. Herodes, com a sua guarda, tratou-o com desprezo, escarneceu dele, mandou revesti-lo de uma túnica branca e reenviou-o a Pilatos. Naquele mesmo dia, Pilatos e Herodes fizeram as pazes, pois antes eram inimigos um do outro.”

(Lc 23, 8-12)

08h
Jesus é reconduzido a Pilatos e posposto a Barrabás

“Da casa de Caifás conduziram Jesus ao pretório. Era de manhã cedo. Mas os judeus não entraram no pretório, para não se contaminarem e poderem comer a Páscoa. Saiu, por isso, Pilatos para ter com eles, e perguntou: “Que acusação trazeis contra este homem?” .Responderam-lhe: “Se este não fosse malfeitor, não o teríamos entregue a ti”. Disse, então, Pila­tos: “Tomai-o e julgai-o vós mesmos segundo a vossa Lei”. Responderam-lhe os judeus: “Não nos é permitido matar ninguém”.* Assim se cumpria a palavra com a qual Jesus indicou de que gênero de morte havia de morrer (Mt 20,19). Pilatos entrou no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: “És tu o rei dos judeus?” Jesus respondeu: “Dizes isso por ti mesmo, ou foram outros que to disseram de mim?” Disse Pilatos: “Acaso sou eu judeu? A tua nação e os sumos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?”. Respondeu Jesus: “O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo”. Perguntou-lhe então Pilatos: “És, portanto, rei?” Respondeu Jesus: “Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz”. Disse-lhe Pilatos: “Que é a verdade?…”. Falando isso, saiu de novo, foi ter com os judeus e disse-lhes: “Não acho nele crime algum. Mas é costume entre vós que pela Páscoa vos solte um preso. Quereis, pois, que vos solte o rei dos judeus?”. Então todos gritaram novamente e disseram: “Não! A este não! Mas a Barrabás!”. (Barrabás era um saltea­dor.)”


09h
Jesus é flagelado atado à coluna

“Pilatos, então, tomou Jesus e o mandou flagelar.”

(Jo 19, 1)

10h
Jesus é coroado de espinhos e apresentado ao povo

“Os soldados conduziram-no ao interior do pátio, isto é, ao pretório, onde convocaram toda a coorte.Vestiram Jesus de púrpura, teceram uma coroa de espinhos e a colocaram na sua cabeça. E começaram a saudá-lo: “Salve, rei dos judeus!”. Davam-lhe na cabeça com uma vara, cuspiam nele e punham-se de joelhos como para homenageá-lo. Depois de terem escarnecido dele, tiraram-lhe a púrpura, deram-lhe de novo as vestes e conduziram-no fora para o crucificar.” (Mc 15, 16-20)

(Mc 15, 16-20)

“Pilatos saiu outra vez e disse-lhes: “Eis que vo-lo trago fora, para que saibais que não acho nele nenhum motivo de acusação”. Apareceu então Jesus, trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Pilatos disse: “Eis o homem!”.

(Jo 19, 4-5)

11h
Jesus é condenado à morte e sobe ao Calvário

“Entregou-o então a eles para que fosse crucificado. Levaram então consigo Jesus. Ele próprio carregava a sua cruz para fora da cidade, em direção ao lugar chamado Calvário, em hebraico Gólgota.”

(Jo 19, 16-17)

12h
Jesus é despojado de suas vestes e crucificado

“Depois de os soldados crucificarem Jesus, tomaram as suas vestes e fizeram delas quatro partes, uma para cada soldado. A túnica, porém, toda tecida de alto a baixo, não tinha costura. Disseram, pois, uns aos outros: “Não a rasguemos, mas deitemos sorte sobre ela, para ver de quem será”. Assim se cumpria a Escritura: Repartiram entre si as minhas vestes e deitaram sorte sobre a minha túnica (Sl 21,19). Isso fizeram os soldados. “


13h
Jesus ora pelos que O crucificaram

“Chegados que foram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, como também os ladrões, um à direita e outro à esquerda. E Jesus dizia: ‘Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem’.”


14h
Jesus nos dá Maria por nossa Mãe

“Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: ‘Mulher, eis aí teu filho’. Depois disse ao discípulo: ‘Eis aí tua mãe’. E dessa hora em diante o discípulo a recebeu como sua mãe.”

(Jo 18, 25-27)

15h
Jesus entrega Seu Espírito ao Pai e morre na cruz

“Era quase à hora sexta e em toda a terra houve trevas até a hora nona. Escureceu-se o sol e o véu do templo rasgou-se pelo meio. Jesus deu então um grande brado e disse: ‘Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito’. E, dizendo isso, expirou.”


16h
Jesus é traspassado com a lança

“Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água.”

(Jo 19, 33)

17h
Jesus é descido da cruz e entregue à Sua mãe

“Havia um homem, por nome José, membro do conselho, homem reto e justo. Ele não havia concordado com a decisão dos outros nem com os atos deles. Originário de Arimateia, cidade da Judeia, esperava ele o Reino de Deus. Foi ter com Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus. 53.Ele o desceu da cruz, envolveu-o em um pano de linho (…). ”

(Lc 23, 50 – 53a)

18h
Jesus é sepultado

“No lugar em que ele foi crucificado havia um jardim, e no jardim um sepulcro novo, em que ninguém ainda fora depositado. Foi ali que depositaram Jesus por causa da Preparação dos judeus e da proximidade do túmulo.”

(Jo 19, 41-42)

VOLTAR AO MENU

Um comentário em “RELÓGIO DA PAIXÃO

Escreva seu comentário