SÃO BRÁS | Santo do dia 03 de Fevereiro

Bispo, mártir, padroeiro das enfermidades da garganta, dos laringologistas, dos veterinários e dos animais

Dia 03 de fevereiro a Igreja celebra São Brás. Nascido na cidade de Sebaste, Armênia, no final do século III, foi médico, mas apesar de ser um excelente profissional e prestar um ótimo serviço a todos, sentia-se ainda insatisfeito, pois havia dentro dele um profundo desejo de algo mais, embora não soubesse claramente o que seria. Sua alma clamava por Deus.

Com o passar do tempo, São Brás foi buscando a Deus e conhecendo Jesus com maior profundidade. Sua vida foi mudando e ele foi passando a ser já um grande instrumento de evangelização na vida de todos os que o procuravam como médico. Atendia a todos cheio de compaixão, cuidando dos males físicos, mas sobretudo dos males da alma.

No entanto, ele ainda sentia que Deus lhe pedia mais entrega. Sendo assim, retirou-se para o Monte Argeu, onde ali viveu numa gruta por muitos anos, mergulhado na penitência, na oração, na intercessão para que muitos encontrassem a verdadeira felicidade que ele havia encontrado. Até os animais selvagens conviviam com ele de forma tranquila e harmoniosa, sem lhe apresentar perigo algum.

Ao falecer o bispo da cidade de Sebaste, o povo, que já era conhecedor do grande testemunho de santidade daquele eremita, foi buscar nele condução e pastoreio. São Brás foi ordenado padre e depois bispo; sendo cada dia mais um homem corajoso, de oração e com um zelo imenso pelas almas.

O santo viveu também num tempo em que a Igreja foi duramente perseguida por motivos políticos e por ódio aos cristãos.

O prefeito tirano de Sebaste, na Capadócia, era um grande perseguidor do cristianismo e se chamava Agricola. Um dia ele mandou seus soldados buscarem feras, leões e tigres para servirem de espetáculo no martírio dos cristãos presos. Quando os soldados chegaram perto da gruta de São Brás, surpreenderam-se ao presenciar a forma como tais animais conviviam com ele sem representar ameaça alguma, ao contrário.

Ao tomar conhecimento desse fato, Agricola ficou descontrolado e mandou imediatamente prender o bispo São Brás.

Na presença de Agricola, foi ordenado que São Brás renunciasse a Jesus Cristo e à Igreja, e adorasse outros deuses. São Brás, então, disse que nunca deixaria de adorar a Deus e a Jesus Cristo. Disse ainda que a Igreja jamais acabaria, porque era guiada pelo Espírito Santo.

Assim, ele ficou preso por muito tempo e foi muitas vezes torturado, pois não abria mão de sua fé. Ali, naquela prisão, continuava a atender os fiéis que buscavam por milagres.

A situação que o levou a morte foi quando duas mulheres foram escondidas à prisão para limpar suas feridas e, ao perceberem o fato, os guardas as prenderam e as mataram. Com um imenso sofrimento, São Brás gritou contra os guardas e o prefeito por terem provocado a morte das duas mulheres que lá foram somente para ajudá-lo, e assim foi condenado a ser jogado em um lago fundo para morrer afogado. No entanto, por milagre ele andou sobre as águas e nada lhe aconteceu.

Então, quando voltou à terra, o governador, enfurecido, mandou decapitar São Brás. Por amor a Cristo e à Igreja, ele preferiu renunciar à própria vida.

Assim, ele foi morto, tendo sua garganta cortada pela espada. Era o dia 3 de fevereiro de 316. Sua festa é comemorada nesta data anualmente no calendário litúrgico.

Um dos milagres que ocorreu por sua intercessão foi que, ao se dirigir para o martírio, uma mãe lhe apresentou uma criança de colo, que estava morrendo engasgada por causa de uma espinha de peixe na garganta. Ele parou, olhou para o céu, orou, e Nosso Senhor curou aquela criança. Por isso ficou tão conhecido por alcançar de Deus para nós muitas graças de curas físicas relacionadas à garganta.

Em todos os lugares do mundo, quando alguém se engasga, a invocação direta ao Santo logo é rezada: “São Brás te proteja.” Ou simplesmente: “São Brás! São Brás!”

Nas Igrejas de todo o mundo, essa bênção é feita especialmente no seu dia, com duas velas cruzadas sobre a garganta dos fiéis, que recebem a bênção de São Brás.

Peçamos a intercessão do santo de hoje pelas curas que precisamos em nossa mente, nossa alma, todo nosso ser físico, em especial nossa garganta, e peçamos ainda que, em nossa vocação e em nossa profissão, possamos ser sempre instrumentos de Deus para a salvação da almas.

São Brás, rogai por nós!

São Brás

Nascimento:  264

Falecimento:  316

Um comentário em “SÃO BRÁS | Santo do dia 03 de Fevereiro

Escreva seu comentário